A vacina está disponível durante a manhã e tarde em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município.

A partir de hoje (11), toda a população pode se vacinar contra a gripe em Campo Grande
A vacina está disponível durante a manhã e tarde em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município. / Foto: Marcelo Victor

A partir desta quinta-feira (11), toda a população de Campo Grande pode procurar pela vacina da gripe nos postos de saúde. Anteriormente, o imunizante estava disponível apenas para grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau),qualquer pessoa com idade acima de seis meses pode se vacinar. 

A prefeitura explica que a liberação ocorre, principalmente, em razão da baixa procura desses grupos.

Além disso, a chegada das temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções respiratórias, influenciando na tomada de decisão para a disponibilidade geral da vacinação. 

A Sesau destaca que a oferta da vacina torna-se necessária não só para os grupos prioritários, mas para a população geral, visando o aumento de pessoas imunizadas, para tanto uma menor circulação dos vírus e diminuição na sobrecarga dos serviços de saúde.

Importância da Imunização 
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, a imunização contra a gripe reduz os riscos de infecção, minimiza a carga viral e os sintomas e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, internações e até mortes.

“A vacina da gripe, ofertada pelo SUS, é segura e eficaz. Ela protege a população contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, três formas diferentes de gripe”, pontua.

Ela reforça que as pessoas pertencentes aos públicos prioritários, sobretudo os idosos com 60 anos, gestantes, pessoas com comorbidades e crianças com seis meses a menores de seis anos devem continuar procurando as unidades de saúde para se vacinar.

“É importante destacar que as pessoas pertencentes a estes grupos são mais suscetíveis à doença e, portanto, devem ser vacinadas. Reiteramos que apesar da vacina estar liberada para toda a população, é fundamental que estas pessoas se vacinem”, diz.

Adesão à vacina 
De acordo com o último relatório disponibilizado pelo Serviço de Imunização da Sesau, no dia 24 de abril,  a maior procura foi entre os idosos de 60 anos ou mais. 

A Sesau contabilizou que, até tal data, cerca 28 mil pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, número que corresponde a 28,98% do quantitativo populacional estimado em 134,7 mil pessoas.

Os professores do Ensino Básico e Superior, que englobam o público de Trabalhadores da Educação, também estão entre os que mais se vacinaram, com 14,46% de cobertura. 

Em sequência, aparece o grupo das Puérperas, com 12,9%, seguido das Gestantes, com 12,12%, e os Trabalhadores da Saúde, com 11,08%.

Conforme os números da Sesau, na última campanha, a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos.À época, apenas 43,4% do público-alvo buscou pela vacina. 

Onde procurar
Segundo a prefeitura de Campo Grande, a vacina contra a gripe está disponível  durante a manhã e tarde em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município.

Gripe 
A Sesau lembra que a gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. 

A doença provoca febre, dores no corpo e mal estar. Ao perceber esses sintomas, recomenda-se procurar um posto de saúde.

Prevenção

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a gripe:

Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
Evite tocar a boca e o nariz.
Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.