Agricultor morre ao ser atropelado pelo trator que dirigia

Um agricultor morreu na tarde da última segunda-feira (19), após ser atingido por um trator que ele mesmo dirigia, na zona rural de Abatiá.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima, Raimundo Rodrigues de Souza, 79, retornava de Santa Amélia com o filho, Hamilton Cruz de Souza, 52, onde foram buscar fertilizantes, quando perdeu o controle da direção do trator em um trecho longo em declive em uma estrada vicinal próximo ao sítio São Lourenço, onde ocorreu o acidente.

Conforme o filho da vítima informou aos policiais, o pai ainda tentou frear e engrenar o trator, mas o veículo apresentou problemas mecânicos. O passageiro pulou da máquina em movimento e gritou pedindo ao pai que também pulasse, mas o agricultor insistiu em tentar controlar o trator desgovernado que atingiu um barranco e tombou em cima do seu corpo.

A vítima chegou a ser retirada com vida com a ajuda de trabalhadores rurais que estavam próximos ao local e que ouviram gritos por socorro do filho do agricultor. No entanto, o homem não resistiu aos graves ferimentos e morreu antes mesmo do socorro chegar para o atendimento.

O local foi isolado e a Polícia Civil informada da situação. O delegado Isaias Fernandes instaurou inquérito para investigar as causas do acidente fatal.

O corpo do agricultor foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Jacarezinho, e depois liberado à família.

Acidentes

Este é o terceiro acidente registrado na região com mortes envolvendo tratores em menos de dois anos. Em maio de 2013 um homem morreu no bairro Ribeirão Grande, também em Abatiá, ao ser lançado da carroceria de um trator que tombou em uma estrada dentro da Fazenda Girassol. Com a queda a carga de vigas de concreto caiu sobre Sérgio Rodrigues Bueno que teve morte instantânea.

Em novembro de 2013, o agricultor Valdir Vitanca de Oliveira, 38, foi morto quando cortava galhos as margens da estrada sobre uma das rodas do trator, que estava ligado. A máquina se moveu e o agricultor caiu. Ele foi atropelado pela própria máquina. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas morreu assim que deu entrada ao Pronto Socorro Municipal em Santo Antônio da Platina.