Chuvas causaram alagamentos, bloqueio de estradas e rodovia, além de danificar seis pontes do município.

Ainda acima da média, nível do Rio Aquidauana segue diminuindo e situação é considerada estável

As chuvas dos últimos dias causaram diversos estragos em Aquidauana, o principal rio que passa pela cidade subiu rapidamente de nível deixando estradas inacessíveis, bloqueando rodovia e destruindo pontos. Apesar dos danos, há dois dias sem chuva, a Defesa Civil considera a situação estável e registra diminuição no nível do rio.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Mário Ravaglia, o Rio Aquidauana está oscilando entre 7,23 e 7,29 metros e apresentando queda, situação considerável estável, “pois o rio pode chegar até os 7,50 metros sem riscos de deixar desabrigados na cidade”.

No momento, sem previsão de chuvas, o órgão aguarda a água proveniente das chuvas registradas em Corguinho, que devem elevar novamente o nível do Rio Aquidauana entre a madrugada e manhã de sexta-feira (19).

Segundo Mário, os agentes seguem em alerta por conta das chuvas registradas em Corguinho. “A água que caiu em Corguinho vai chegar até aqui (Aquidauana) até essa sexta, mas se o volume continuar diminuindo não teremos problemas, nossa única preocupação é caso nível do rio pare de baixar, mas é improvável que isso ocorra”, explicou.

“Depois disso devemos ter uma estiagem até o dia 24 de fevereiro, quando volta a chover, mas até acredito que o rio já está com os níveis normalizados”, concluiu o coordenador da Defesa Civil.

De acordo com a Prefeitura de Aquidauana, foi iniciada nesta quarta-feira (17), uma vistoria nas estradas vicinais do município para identificar e computar os danos causados.