Os veículos da Ford se comunicarão com lares conectados graças a uma nova aliança da fabricante automotora com o gigante da distribuição on-line Amazon, anunciada nesta terça-feira (5) em Las Vegas, nos Estados Unidos.
"Os pesquisadores da Ford desenvolveram a maneira de vincular os veículos conectados e as casas conectadas", aformou o executivo da Ford, Mark Field, em coletiva de imprensa na véspera da inauguração do grande salão mundial de eletrônica CES (Consumer Electronics Show), segundo a agência France Press.
"Hoje anunciamos que trabalhamos com a Amazon para vincular nossos veículos com (o assistente vocal virtual) Alexa para a casa conectada do Echo", acrescentou.
Echo é um dispositivo eletrônico com forma de cilindro preto vertical, que combina um alto-falante de 360 graus e um assistente pessoal por comando de voz, Alexa, que é capaz de responder perguntas sobre o clima ou as últimas notícias, além de controlar os objetos conectados dentro dos lares.
A Amazon lançou o Echo em novembro de 2014, inicialmente para um número limitado de consumidores convidados. Não foi divulgado o número de vendas, mas a recepção foi positiva o suficiente para que sua comercialização fosse ampliada para o grande público no fim de junho de 2015.
A aliança Ford-Amazon permite, por exemplo, ligar ou abrir o automóvel a distância, verificar seu nível de combustível ou carregar a bateria elétrica. Também permite acionar do carro objetos conectados em casa, como por exemplo a luz ou a porta da garagem.
Essa nova função estará disponível "mais adiante este ano" para os proprietários de veículos equipados com o sistema de conectividade a bordo Sync. Atualmente há 15 milhões de eles nas rotas do mundo, uma cifra que deve aumentar a 43 milhões para 2020, estimou Mark Fields.
Carros autônomos
A Ford disse também que planeja triplicar para 30 sua frota de carros autônomos de teste, como parte de um esforço para acelerar o desenvolvimento dos veículos autônomos, de acordo com informações da Reuters.
A fabricante usará um novo, e de menor custo, sensor feito pela Velodyne. O alto custo desses sensores, que agem como os olhos dos carros autônomos, é um dos principais obstáculos técnicos para difundir a venda de veículos autônomos, dizem executivos do setor.
A Ford disse que vai ser a primeira montadora a usar o novo sensor da Velodyne. O dispositivo compacto substitui os scanners giratórios montados sobre o teto de alguns veículos em teste.
A companhia disse que dois desses sensores podem substituir quatro sensores atuais. O Ultra PUCK é pequeno o suficiente para ser montado no espelho lateral, disse a Ford.
A montadora vai adicionar 20 Ford Fusion sedãs híbridos à sua frota de 10 veículos autônomos, e testá-los em estradas na Califórnia, Arizona e Michigan.
Montadoras rivais estão testando frotas de carros autônomos. A Alphabet, dona do Google, tem testado carros autônomos de vários tipos, incluindo um com design próprio, desde 2009.
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