Com os dias agitados de uma vida moderna, as pessoas estão sempre em busca e facilidade, e os alimentos que ficam prontos em minutos sempre surgem como opção. O fato, porém, é que esses alimentos além de oferecerem uma baixa quantidade de nutrientes, geralmente estão longe de ser saudáveis.
De acordo com nutricionistas, por exemplo, muitos desse alimentos possuem fatores mutagênicos, ou seja, eles lesam as células humanas alterando o material genético dentro delas.
Esse processo faz com que haja uma multiplicação se células maior do que a que seria considerada comum, ocasionando eventualmente a aparição de tumores.
Dito isso, apresentamos a seguir alguns dos alimentos que nessas circunstâncias podem aumentar os riscos de câncer. Veja!
Alimentos que podem aumentar os riscos de câncer e você provavelmente não sabia
Carnes processadas
Alimentos como bacon, linguiça, salsicha e até mesmo o peito de peru, possuem nitrito e nitrato, que quando entram em contato com estômago se tornam nitrosaminas, ou seja, substâncias consideradas mutagênicas.
Diante disso, a multiplicação celular passa a ocorrer de forma desordenada, e esse processo pode levar à formação de tumores, principalmente no trato gastrointestinal.
Refrigerantes
O refrigerante além de conter muito sódio possui adoçantes associados ao aparecimento do câncer. Nos Estados Unidos o ciclamato de sódio contido em determinados refrigerantes, por exemplo, é proibido. No Brasil, contudo, ainda não existe uma regra que proiba esse elemento, que geralmente está presente nos refrigerantes zero açúcar. A substância aumenta os riscos de câncer no trato urinário.
Alimentos gordurosos
De acordo com nutricionistas, não é a gordura dos alimentos a principal responsável pelo aparecimento do câncer, mas sim as calorias que elas agregam aos alimentos.
Como os alimentos de preparo instantâneo são pobres em nutrientes, é preciso ingerir uma quantidade maior para obter saciedade, sendo exatamente aí a moradia do perigo. O excesso do consumo de alimentos gordurosos pode levar à obesidade e consequentemente ao câncer de pâncreas, vesícula, rins, mama e esôfago.
Alimentos ricos em sal
Quando se consome uma quantidade maior que cinco gramas de sal por dia, as possibilidades de se contrair uma lesão nas células da parede do estômago são aumentadas. Essa agressão pode gerar uma alteração celular que causa aparecimento de tumores.
A lista de alimentos ricos em sal que devem ser evitados inclui pizza congelada, salgadinho de pacote, macarrão instantâneo, isca de frango empanado congelado, refrigerante, carne seca, bacalhau, entre outros.
Churrasco
A carne de churrasco em si não é perigosa, mas sim a fumaça do carvão que possui dois componentes cancerígenos, sendo eles o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. Ambas as substâncias acabam sendo absorvidas no alimento assado na churrasqueira e apresentam fatores mutagênicos que podem causar aparecimento de tumores.
Dieta pobre em fibra
De acordo com nutricionistas o consumo adequado de fibras é benéfico ao intestino, sendo capaz de garantir um bom funcionamento intestinal e a eliminação dos ácidos biliares secundários. De modo geral ele evita a agressão às células do intestino e a mutilação celular descontrolada, pelo que, ter uma dieta pobre desse nutriente pode ser prejudicial.
Preparos em altas temperaturas
Os alimentos fritos e congelados podem também incorporar substâncias cancerígenas. Quando o alimento cru entra em contato com óleo ou chapa muito quente ocorre uma formação de aminas heterocíclicas, uma substância com fator mutagênico, que pode causar a formação de tumores.
De acordo com nutricionistas o ideal é preparar carnes ensopadas, pois dessa forma não há formação de aminas. Outra dica é preparar os alimentos no forno, pois a temperatura do alimento vai subindo gradualmente ao invés de atingir níveis extremos rapidamente.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!