Marte, Vênus, Júpiter e Saturno estarão visíveis a olho nu, enquanto Netuno e Urano exigirão o uso de telescópios.
Um raro alinhamento de seis planetas está previsto para o dia 25 de janeiro. Nesse evento, Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno poderão ser observados a olho nu ou com equipamentos simples, como binóculos e telescópios básicos.
Embora pareçam alinhados no céu, essa configuração é apenas uma ilusão de ótica, já que os planetas orbitam o Sol ao longo da eclíptica, uma linha imaginária que marca seu percurso aparente no céu.
Desde os primeiros dias de janeiro, Marte, Vênus, Júpiter e Saturno estarão visíveis a olho nu, enquanto Netuno e Urano exigirão o uso de telescópios. A visibilidade, no entanto, aumenta conforme se aproxima o dia 25.
Conforme o portal Galileu, fenômenos semelhantes já ocorreram no passado. Em junho de 2023, por exemplo, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharam, criando um espetáculo visível sem a necessidade de instrumentos.
Locais com pouca poluição luminosa oferecem melhores condições para observar o evento. No entanto, a previsão indica que, a partir do dia 21, mesmo áreas urbanas poderão proporcionar uma boa visibilidade dos planetas.
Há também a possibilidade de Mercúrio se tornar visível próximo ao dia 25, o que tornaria o alinhamento ainda mais raro, já que uma configuração desse tipo não é registrada há décadas.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!