Foram cumpridos mandados em Campo Grande e Corumbá.

Alunos de medicina da Bolívia eram integrantes de quadrilha do tráfico e são alvo da PF em MS
/ Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Sinal Sujo para combater um grupo criminoso de tráfico internacional de drogas nas cidades de Manaus, Itamaraju, Campo Grande, Corumbá, Volta Redonda, Rolim de Moura e Espigão d’Oeste.

Os investigadores descobriram o envolvimento de alguns alunos brasileiros do curso de medicina que estudam na Bolívia, que tiveram atuação comprovada no pagamento das remessas da droga ao exterior, funcionando como uma ponte financeira e logística do esquema.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nos cinco estados. A investigação realizada apurou o envio de cocaína da fronteira do Brasil com a Bolívia para Goiás, de onde a droga era remetida ao exterior de forma camuflada.

O grupo investigado utilizava osciloscópios — instrumentos normalmente usados em laboratórios de engenharia e eletrônica — como compartimentos ocultos para o transporte internacional da droga.

Foram identificadas cinco cargas de drogas remetidas pelo grupo criminoso para fora do Brasil, para Portugal, Espanha e Inglaterra, por cooperação policial internacional com a Alemanha, foram apreendidas no país três cargas destas que estavam em trânsito para o destino final.