Ricardo Penteado fez uma série de sugestões para o desenvolvimento do nosso carro e acredito que com mais pesquisa, teremos um modelo bem legal”, disse.
Imagina conseguir marcar um bate-papo, mesmo que virtual, com um profissional que já atuou como chefe de motores de uma escuderia do maior e mais famoso campeonato mundial de automobilismo, a Fórmula 1? Parece um sonho, mas não foi, pelo menos para os alunos que integram a escuderia BR Racing, uma equipe de robótica da Escola do Sesi de Dourados que participa da competição F1 in Schools.
Eles descobriram o contato do engenheiro-mecânico Ricardo Penteado, que foi chefe de motores da Renault Sport Racing por 20 anos e hoje é um dos chefes responsáveis pela elaboração do projeto de um hiper carro suíço pela empresa Morand Hypercar, e marcaram uma videoconferência para pegar dicas na montagem de um carro de Fórmula 1 em miniatura com maior desempenho que será utilizado na F1 in Schools.
Segundo a professora Priscilla Keroline Franco Neto, que acompanhou os alunos, a reunião foi proveitosa e os estudantes puderam tirar as dúvidas sobre a engenharia de um carro de Fórmula 1. “Eles tiveram a oportunidade de mostrar os vários modelos elaborados para que pudessem obter a opinião de um especialista”, reforçou.
Ela completa que o ex-chefe de motores da Renault na Fórmula 1 apontou as potencialidades e pontos fracos do projeto dos alunos da escuderia BR Racing, da Escola Sesi de Dourados. “O engenheiro-mecânico Ricardo Penteado ainda se colocou à disposição para tirar dúvidas e avaliar os próximos modelos que os estudantes vão construir para a competição”, afirmou.
Para Ricardo Penteado, receber o contato de alunos tão jovens e tão comprometidos com seus projetos foi uma experiência enriquecedora. “É muito bom ter essa troca, mesmo para quem já trabalha nessa área há tantos anos. Todos os alunos participaram do bate-papo comentando em algum tempo. Quase não tenho tempo livre com as minhas novas funções, mas ficaria muito feliz de poder ajudar outras vezes e poder acompanhar as evoluções desse projeto”, declarou.
Na avaliação da aluna Fernanda Lacerda Matos Mascarenhas, conversar com um engenheiro-mecânico com tanta experiência foi uma oportunidade ter novas perspectivas para o projeto em desenvolvimento. “Pudemos ter uma nova análise para aperfeiçoarmos nosso carrinho. Ricardo Penteado fez uma série de sugestões para o desenvolvimento do nosso carro e acredito que com mais pesquisa, teremos um modelo bem legal”, disse.
O aluno Gabriel Moisés destacou a oportunidade de conhecer conceitos importantes, principalmente para quem corre em linha reta. “Umas das dicas foi reduzir ao máximo o arrasto do carro, utilizar a calota para reduzir atrito na roda, fazer os suportes traseiros menores e imaginar uma carenagem como de uma flecha para frente do carro, que pode ser muito bom principalmente pra desviar ar da roda”, detalhou.
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