Prazo se aplica aos candidatos que iniciaram o processo de habilitação entre 2019 e 2023.
Os candidatos à primeira habilitação que iniciaram seus processos entre os anos de 2019 a 2023, se concluírem a carga horária de 20 horas aula prática por categoria, até 31 de dezembro, terão mais 90 dias para realizar o exame prático. A decisão foi comunicada aos Detrans de todo o Brasil no dia 27 de dezembro.
Conforme o ofício-circular divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito, o novo prazo, 31 de março de 2025, foi motivado por força de decisões judiciais concedidas a alguns estados brasileiros. Por isso, optaram por estender o benefício para todos os processos de habilitação que estejam na fase do exame prático no país.
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 14,8 mil processos poderão ser beneficiados com a decisão, sendo 7,8 mil na categoria 2 rodas, e 6,9 mil na categoria 4 rodas, conforme a Diretoria de Habilitação.
“É importante esclarecer que, devido ao tempo decorrido, muitos candidatos necessitarão realizar novos exames psicológico e médico, pois, para emissão da CNH é necessário haver pelo menos um ano de validade desses exames clínicos”, explica Lina Zeinab, gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS.
Para os alunos que se enquadram nessa prorrogação de prazo, a orientação é que se organizem junto aos seus respectivos Centros de Formação de Condutores para agendamento do exame prático com tranquilidade.
Em 2024, de janeiro a novembro, o Detran-MS realizou 115.525 exames práticos de direção em todo o estado.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!