A presença de animais silvestres em área urbana é cada vez mais comum.
Nesta época do ano, durante o verão, as chuvas influenciam na vinda dos animais para as áreas urbanas, fazendo com que vários tipos de espécies de animais silvestres, sejam encontrados às margens das rodovias e em bairros e vila de vários municípios.
Geralmente eles se aventuram em busca de alimento, de espaço e abrigo.
Maracaju vêm tendo estas visitas rotineiramente, devido a proximidade do município com grandes rios e matas densas, que deixam de existir, com o desmatamento e a expansão do agronegócio.
Na última quinta-feira (3), um Tamanduá Mirim, foi flagrado, andando normalmente pela Av. João Pedro Fernandes, no Centro de Maracaju. Um rapaz ao perceber a presença do animal silvestre, acionou os alertas do seu veículo e foi acompanhando animal, e imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros via telefone 193. Contudo o animal foi andando e próximo a Casa da Linguiça de Maracaju, tomou rumo ao Córrego Montalvão, desparecendo em meio a escuridão.
O animal foi filmado pelo rapaz, que nos cedeu as imagens.
A equipe do MaracajuSpeed se dirigia para o local, onde foi visto o Tamanduá, quando nos deparamos, com um ando de Capivara que se alimentava de grama nas proximidades da Rua Campo Grande, bem defronte ao Leve Atacado, as margens do Córrego Montalvão. Registramos os animais, que estavam tranquilos, com a nossa presença.
Orientação
Se você encontrar algum animal nas proximidades de sua residência, a orientação da Corporação do Corpo de Bombeiros, é que você deve ligar para o telefone de emergência 193, já que somente os militares do Corpo de Bombeiros é que pode capturar e retirar o animal do local.
Se o animal não estiver doente, machucado e não apresentar riscos, como as cobras venenosas, eles poderão retornar ao ambiente natural. O tempo para isso também depende de cada caso. Se o animal apresentar qualquer fator, seja de ferimento, debilidade, ou falta de local apropriado para sua soltura ao ambiente natural, ele será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Estado (CREAS), onde passará por uma triagem, sendo atendido e encaminhado a um local apropriado para sua soltura.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!