O fornecimento de energia elétrica foi suspenso, na tarde desta segunda-feira (19), em sete municípios de Mato Grosso do Sul.
Em nota, a Enersul (Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul), ligada à Rede Energisa, informou que foi obrigada a efetivar corte de carga em seu sistema, por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
A empresa, que atende 74 dos 79 municípios do estado, afirmou que o corte foi realizado em quatro municípios e afetou 1.661 consumidores, sendo 1.266 em Corumbá, 391 em Sidrolândia, 1 em Bodoquena e 3 em Campo Grande. Ainda segundo a concessionária, a suspensão durou das 13h54 às 14h43 e atingiu corte de 39 MW. Segundo a empresa, são atendidos 878.904 consumidores no estado.
A Elektro, empresa do Grupo Iberdrola, responsável por fornecimento de energia elétrica em outros cinco municípios do estado, informou, também por nota, que houve interrupção parcial em Três Lagoas, Brasilândia e Santa Rita do Pardo. Ainda segundo a empresa, a suspensão durou 45 minutos e foi entre das 15h às 15h45.
Corte no país
Distribuidoras de energia de dez estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e o Distrito Federal (DF) disseram que reduziram o fornecimento de luz na tarde desta segunda-feira (19), após uma orientação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o órgão responsável pela gestão de energia no país.
Os cortes de fornecimento foram registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Por volta das 18h40, o ONS divulgou nota em que informa ter havido "restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste" que "aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica".
O ONS também disse que adotou "medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema". Nesta terça (20), às 14h30, haverá uma reunião "com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência", segundo o órgão.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!