Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas.

Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina
/ Foto: Reprodução

O MPE (Ministério Público Eleitoral) emitiu, na última terça-feira (10), parecer técnico pela desaprovação de contas do prefeito eleito em Nova Andradina, Dr. Leandro Fedossi (PSDB). O encaminhamento do parecer ocorreu dias após o próprio MPE pedir a cassação de Fedossi e, também, de seu vice de chapa, Arion Aislan (PL).

De acordo com o MPE, há gastos com atividades de campanha política não declarados à Justiça Eleitoral pelo candidato. Conforme o documento, assinado pelo promotor eleitoral William Marra Silva Júnior, a campanha de Leandro Fedossi gastou, no mínimo, R$ 1.728,72 para custeio de transporte aéreo de indivíduo indicado para trabalhar em sua campanha, despesa que não foi declarada à Justiça Eleitoral.

Além disso, o prefeito eleito teria comprovado apenas as despesas com o serviço de criação de jingles da empresa S. da Cruz Mixagem Sonora, cujo CNPJ é 10.142.138/0001-89, contudo, não comprovou a remuneração do serviço de criação de jingles realizado pelo compositor.

Conforme o promotor eleitoral, “tais circunstâncias violam a regularidade e a lisura da prestação de contas, dificultando o efetivo controle, por parte da Justiça Eleitoral, sobre a licitude da movimentação dos recursos de campanha”. Por isso, o parecer do MPE é no sentido da desaprovação das contas de campanha apresentadas.

Anteriormente, TRE/MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) emitiu, no dia 25 de novembro, um parecer conclusivo pela aprovação das contas dos candidatos eleitos, Dr. Leandro Fedossi e Arion Aislan.

De acordo com o chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina, Pablo Felipe Amorim Gomes, “não foram identificados recursos de origem não identificada”.

Com “nível de asseguração razoável”, conforme o parecer, as contas foram aprovadas.

A partir do impasse entre os pareceres do TRE/MS e do Ministério Público Eleitoral, agora, um Juiz Eleitoral deverá analisar os documentos e emitir uma decisão final a respeito da aprovação ou, então, reprovação das contas.

Cassação de prefeito e vice eleitos em Nova Andradina também está em pauta
Conforme noticiado pelo Jornal Midiamax, no dia 4 de dezembro, o Ministério Público Eleitoral ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os candidatos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2024. Assim, pediu a cassação de Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e Arion Aislan (PL).

Segundo a ação, os investigados, que ainda não foram diplomados, são acusados de irregularidades graves na campanha eleitoral.

Ainda conforme a denúncia, a chapa utilizou indevidamente veículos de comunicação de grande alcance e plataformas digitais para promover a candidatura de seus integrantes e prejudicar adversários.

As investigações apontam que esses meios foram usados para disseminar desinformação contra outros candidatos e exaltar a imagem dos investigados, comprometendo a lisura do processo eleitoral.