Aviação civil é alvo de operação policial em Campo Grande
Policiais da Deco e fiscais da Anac em operação, em Campo Grande. / Foto: Osvaldo Nóbrega/ TV Morena

A Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), em Campo Grande, a operação Ícaro, que tem por objetivo verificar as condições de aeronavegabilidade e segurança de voo de aeronaves civis.

Segundo a delegada Ana Cláudia Medina, dois especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) chegaram a Campo Grande para dar apoio à operação, composta por 20 policiais da Deco. Ainda conforme a delegacia, a operação foi motivada, principalmente, por graves acidentes aéreos registrados recentemente em Mato Grosso do Sul.

Conforme a Deco, até às 8h20 (de MS), já tinham sido cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo um em uma oficina e outros três em residências.

Acidentes
Em outubro deste ano, pelo menos três acidentes aéreos foram registrados em Mato Grosso do Sul. Uma pessoa morreu. Segundo a Anac, em 2014 foram 6 acidentes aéreos, sendo dois fatais. O levantamento não considera ocorrências que envolveram atos ilíticos, aeronaves experimentais, operações policiais ou aeronaves de matrícula estrangeira.

O primeiro deles em 21 de janeiro, em Campo Grande, durante voo de instrução. Em 12 de fevereiro, outra aeronave sofreu acidente, em Chapadão do Sul, onde uma pessoa morreu. No dia 4 de abril, um acidente aconteceu em Corguinho. No dia 23 de abril, outro acidente foi registrado em Taquarussu.

Em junho, no dia 7, o baixo nível de combustível provocou outro acidente em Nova Andradina. Em 6 de dezembro, outro acidente foi registrado em Campo Grande, quando outra morte foi registrada.