A dois dias da vinda do Presidente Jair Bolsonaro, número de títulos a serem entregues não foi divulgado

 Bolsonaro entregará título em assentamento com 700 lotes

A vinda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na próxima sexta-feira (14) a Terenos, para o assentamento Santa Mônica, distante cerca de 25 quilômetros de Campo Grande, está confirmada até o momento. No entanto, a dois dias da visita, ainda não se sabe quantos títulos serão entregues aos pequenos produtores, principal motivo da agenda do presidente em Mato Grosso do Sul.

Inicialmente, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) falava de entrega 'simbólica' no assentamento, que tem 716 lotes. A cerimônia contemplaria beneficiários dos municípios de Terenos, Nova Alvorada do Sul, Sidrolândia e Angélica, totalizando 1.016 entregas de título.

No entanto, o Incra informou que terá a confirmação apenas às vésperas da chegada do presidente, porque depende dos dados de Brasília.

Em 2020 e 2021 fizemos um total de 1.128 títulos, destes 112 já entregamos o ano passado na região de Corumbá e vamos entregar na sexta, simbolicamente, um pouco', diz o superintendente do Incra no Estado, Augusto Zottos.

Na prática, o título rural significa o 'caminho final' para que o assentado se desvincule do Incra e passe a ser proprietário da terra efetivamente. 'Quando a pessoa entra na reforma agrária, recebe o lote e um documento que lhe dá o direito de utilizá-lo. Depois que ele cumpre as cláusulas, passa a ter o direito de receber o título, o que gera um novo contrato que ela precisa cumprir as cláusulas, pagar pelo lote, e no fim, tem direito a receber a matrícula', descreve Zottos.