O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul formou 20 novos condutores de viaturas em terreno fora da estrada, também chamado de off-road. Eles participaram da primeira edição do Estágio de Direção 4x4 (ED4x4) e a formatura aconteceu na última sexta-feira (21), na Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), em Campo Grande. Mais 80 condutores devem ser formados nas próximas edições.

Bombeiros realizam curso de Off Road para novos condutores
/ Foto: Reprodução

O curso foi realizado entre os dias 17 e 21 de fevereiro e faz parte da fase de preparação para a temporada de incêndios florestais. Durante esse período, os militares receberam instruções teóricas, que aconteceram na Academia de Bombeiros Militar (ABM), e instruções práticas, que foram realizadas em regiões com terrenos semelhantes aos abordados durante o curso, entre elas, a do Morro do Ernesto e da Fazenda Piana.

De acordo com o subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental do CBMMS, Major Eduardo Teixeira, o objetivo é que até julho sejam realizadas mais 4 edições do curso e, no total, formados 100 novos condutores operadores.

 
“Essa iniciativa é uma ação do Corpo de Bombeiros Militar, com investimentos do Governo do Estado, com foco em preparar nossas equipes para atuar no Pantanal, principalmente nas ações de combate a incêndios florestais e busca e resgate nessa região. Com isso, o foco é aumentar a vida útil dos equipamentos, que são investimentos públicos, com qualidade, com treinamento e com capacitação do nosso efetivo, chegando mais rápido até o local da ocorrência, garantindo menor tempo resposta e melhores condições de trabalho”, explicou.

Ele afirmou ainda que, nas próximas edições da formação, o treinamento deve incluir a condução dos veículos Auto Tanque (AT) e Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF).