O crescimento do turismo de aventura no Brasil tem sido um fator importante para o desenvolvimento econômico em diversas regiões.

Bonito na lista dos melhores lugares de natureza do mundo
O crescimento do turismo de aventura no Brasil tem sido um fator importante para o desenvolvimento econômico em diversas regiões. / Foto: Reprodução

Cidades como Bonito, em Mato Grosso do Sul, e Brotas, São Paulo, são exemplos de destinos que se consolidam como polos de aventura, atraindo visitantes do mundo inteiro que buscam adrenalina e contato direto com a natureza, diz ranking global, que destacou a diversidade natural, as belezas cênicas e a vasta gama de atividades de aventura que o Brasil oferece aos turistas.

Em Bonito são várias opções de passeios na categoria turismo de aventura. A lista de atividades em meio a natureza é imensa, difícil até de escolher qual passeio realizar: Observação de Pássaros, Bóia Cross, Cavalgada, Bote, Mergulho com Cilindro, Quadricíclo, Duck, uma versão um pouco mais radical do Boia Cross, Rapel e Bike Adventure. Tudo para tornar a sua viagem mais emocionante e inesquecível.

Somos o país do turismo ao ar livre. Só a costa brasileira tem mais de 7.000 km de litoral com destinos bem apropriados para os praticantes de esportes aquáticos, como o kitesurf e o stand-up paddle. Por tudo que oferece, o Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o turismo de aventura, segundo pesquisa do portal US News & World Report, que levou em conta diversos critérios, como a qualidade dos destinos, a segurança para a prática de esportes radicais, a infraestrutura turística e o potencial de experiências inesquecíveis em meio à natureza.

O Brasil superou países tradicionais em turismo de aventura, como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia. O território brasileiro é conhecido por suas paisagens exuberantes, que vão desde as florestas tropicais da Amazônia, passando pelas imensas cachoeiras de Foz do Iguaçu até os cenários únicos do Pantanal e da Chapada Diamantina. Essa diversidade de ecossistemas permite uma ampla gama de atividades, incluindo rafting, trilhas, escalada, mergulho e surfe, entre outros.

O crescimento do turismo de aventura no Brasil tem sido um fator importante para o desenvolvimento econômico em diversas regiões. Esse tipo de turismo é responsável por movimentar pequenos negócios, como pousadas, agências de turismo locais, guias especializadas e restaurantes, impulsionando a economia das comunidades.

Após a pandemia, muitos viajantes passaram a priorizar destinos que oferecem contato direto com a natureza e atividades ao ar livre, fugindo das grandes aglomerações. O Brasil, com sua vasta oferta de paisagens naturais e aventuras únicas, se posiciona como a escolha ideal para esse perfil de turista. A pesquisa foi realizada com mais de 17 mil pessoas pelo mundo e listou 89 países, avaliados em 10 subcategorias.