De um grupo de 300 animais Puros de Origem (PO) da raça nelore, quatro foram selecionados em Figueirão (MS), para participar de uma das maiores vitrines do desenvolvimento bovino no Brasil, a ExpoGenética 2015. Eles chamam a atenção pelas características originadas pelo cruzamento do touro Influxo Col, com matrizes filhas da vaca Badalada, que geram qualidade e rendimento acima da média praticada no mercado, capazes de atingir peso superior a 300 quilos aos oito meses de idade, o que comprovam a eficiência genética no rebanho. Os animais serão expostos até o dia 23 de agosto, em Uberaba (MG), junto a outros 815 de todas as regiões brasileiras, no evento que é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
No primeiro ano de idade os quatro garrotes chegam a pesar em média 450 quilos, cada. O peso é equivalente ao de animais prontos para abate. Essa característica que os valoriza significativamente, deve-se ao manejo diferenciado, aliado à genética do Influxo, touro comercializado a preço recorde na Expogenética de 2013 e arrematado pela Fazenda 3R por R$ 180 mil. O reprodutor também embarcou para Minas Gerais, onde será apresentado como caso de sucesso pelo impacto positivo gerado em Mato Grosso do Sul.
Segundo o Programa de Melhoramento Genético Embrapa Geneplus, o touro repassa características essenciais para o avanço produtivo de um plantel. “O Influxo se destaca por transmitir à sua progênie elevado ganho de peso na recria, aliado à precocidade sexual, que pode ser observada na circunferência escrotal de seus descendentes, acima de média da raça. Tudo isso aliado a ótima caracterização racial e conformação frigorífica”, afirma o pesquisador e técnico do Programa Geneplus, Leonardo Nieto.
O objetivo do produtor rural e proprietário da Fazenda 3R, Rubens Catenacci, é multiplicar animais de avaliação comprovada, gerando resultados para a raça nelore. “Quando adquirimos o Influxo, tínhamos a certeza de uma multiplicação eficaz, mas de tão eficiente, passamos a usar Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), e chegamos a inseminar mais de mil vacas neste ano e desmamamos cerca de 600 bezerros e bezerras, com resultados em caracterização racial, peso e desempenho”, destaca o produtor.
Para o administrador da Fazenda 3R, Rogério Rosalin, o diferencial do atual rebanho é a comprovação dos resultados de produção. “Já multiplicamos, potencializamos, atestamos esses números da boa avaliação que o Influxo apresenta, e fomos surpreendidos. Muitos vendem números e avaliações, mas a produção comprovada, são poucos que oferecem. Essa demonstração é que faz o trabalho ser diferenciado”, relata. “Com a busca por animais referência em genética como o Influxo, aliada à genética da Badalada da 3R, matriz excepecional da raça nelore, em breve conseguiremos um acasalamento que vai gerar o reprodutor genuinamente sul-mato-grossense, com a marca 3R”, completa.
De acordo com a avaliação da ABCZ, o touro Influxo apresenta aprumos perfeitos, pelagem firme, estrutura forte, profundidade torácica, costelas compridas e muito arqueadas. Essas características demonstram sua efetividade como reprodutor, que atualmente responde por 75% da padronização do rebanho da Fazenda 3R, agregando ao manejo, à rentabilidade, uniformização e à beleza da produção da propriedade localizada em Figueirão (MS).
Expogenética
A ExpoGenética 2015 terá neste ano a participação de 819 animais. O número de zebuínos inscritos é 44,69% maior do que o volume registrado em 2014. Os animais que são expostos no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), são oriundos de seis programas de melhoramento genético: PMGZ (364 exemplares), ANCP (304), CRV Lagoa (14), Geneplus – Embrapa (108), Instituto de Zootecnia (11) e PMNGL (18).
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!