Brincar é fundamental para o desenvolvimento social da criança.
Muito tempo da infância está sendo dedicado a redes sociais, internet ou jogos virtuais. Isso é extremamente prejudicial, pois além do sedentarismo, faz com que as pessoas fiquem mais introvertidas, tímidas e sem facilidade para lidar com o mundo ao seu redor.
E por que brincar é tão importante?
Momentos de brincadeira proporcionam às crianças algumas situações que são excelentes para o seu desenvolvimento. A interação é um desses itens, pois por meio do brincar, a criança tem contato com semelhantes, aprendendo e estimulando a cooperação, a fala e, também, as relações sociais.
Outro aspecto importante do brincar é dar autonomia às crianças. Os momentos de brincadeira são os primeiros passos que os filhos dão sem o auxílio direto dos pais, é quando as crianças agem por conta própria e experimentam possibilidades.
É também por meio das atividades lúdicas que as crianças conseguem organizar suas emoções. Independentemente do tipo de jogo ou brincadeira que esteja praticando, os resultados provocarão sensações e sentimentos diferentes em cada uma delas.
Os pais e as brincadeiras dos filhos
Muitas vezes, os próprios pais estimulam a criança a ficar dentro de cada usando celular, jogando videogame, acessando a internet ou assistindo televisão. Existe uma preocupação com os perigos da violência nas ruas, mas é preciso moderar. Não estamos querendo dizer que você deva deixar seu filho solto, mas é importante proporcionar esse momento de liberdade.
Brincar ao ar livre, conhecer outras crianças e poder explorar um mundo novo são coisas que toda criança deve fazer.
E como os pais podem ajudar?
Entrando na brincadeira, ajudando a estimular a imaginação, levando a criança para brincar em parques, proporcionando momentos de lazer que não estejam relacionados com tecnologia e, claro, sendo sempre participando do crescimento dos filhos.
Importantes aspectos do brincar
1. Raciocínio: por meio das brincadeiras, as crianças pensam, imaginam, simulam situações e aprendem a racionar de forma criativa e lúdica;
2. Socialização: é brincando que crianças fazem amizades, entram em contato com outras crianças e conseguem aprender as primeiras noções de sociedade e relações sociais;
3. Lidar com conflitos: como em toda relação social, o brincar pode trazer conflitos. A criança ficar zangada, chateada ou triste com atitudes dos amiguinhos em decorrência de outros é normal e ajuda a aprender a lidar com essas sensações;
4. Exploração: com as brincadeiras, a criança "navega" em um mundo de exploração de imaginação. Se coloca em situações que vão, aos poucos, ensinando como se portar, quais são os aspectos culturais onde estão inseridas e, por meio disso começa a experimentar e criar uma base para o que viverá no futuro.
O Santa Mônica Clube de Campo dispõe de um Complexo Lúdico Infantil que oferece atividades para as crianças. Música, esportes, muita diversão e lazer ao ar livre. Além disso, os associados do Clube dispõe de uma estrutura completa para realizar esportes e outras atividades culturais e sociais.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!