
Policiais Militares Ambientais de Miranda realizavam fiscalização na rodovia BR 262, na altura do km 560, no município, quando apreenderam uma carga ilegal de madeira da espécie aroeira. A madeira dessa espécie protegida por lei era transportada em uma carreta Scania com reboque, em quantidade de 21,4 m³, totalizando 1.240 estacas para cerca. O Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento para o transporte e armazenamento de qualquer produto vegetal estava vencido. Foram apreendidos o veículo e a madeira.
O veículo e a carga foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Miranda. A empresa proprietária da madeira, com domicílio jurídico em Corumbá foi multada em R$ 6.411,00. Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de um a dois anos de reclusão, se condenados.
A portaria 83N de 1991 do Ibama ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!