A PRF informou que a carreta perdeu o freio antes de bater na traseira da van em que a equipe de remo estava. Acidente aconteceu na BR-376

Carreta sem freio causou acidente que matou equipe de remo no Paraná

Nove pessoas morreram em um acidente na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, depois que uma carreta contêiner tombou sobre uma van que transportava a equipe de remo Remar para o Futuro, no domingo (20/10). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmaram que sete vítimas eram atletas com idades de 15 a 19 anos, todos de Pelotas (RS).

A PRF também detalhou que, entre os mortos, está o coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, e o motorista da van. Um adolescente de 17 anos foi resgatado com vida e com ferimentos leves. Ele foi levado ao Hospital São José, em Joinville (SC), assim como o motorista da carreta.

“A princípio, a carreta, conduzida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios e colidido com a traseira da van, que foi projetada à frente e colidiu com a traseira do automóvel, conduzido por um homem que estava sozinho e não se feriu. Em seguida, a carreta arrastou a van para fora da pista, tombando sobre ela”, detalhou a PRF.

 
Neste fim de semana, a equipe de remo de Pelotas representou o Clube Centro Português 1º de Dezembro no Campeonato Brasileiro Unificado, realizado na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Eles conquistaram sete medalhas e sofreram o acidente ao retornarem para a cidade de origem.

O projeto de remo garantiu, nesse sábado (19/10), o ouro no four skiff masculino, com Samuel Benites, Henri Fontoura, João Kerchiner e João Milgarejo. No domingo (20/10), o time conquistou o ouro no four skiff feminino, com Helen Belony Centeno, ao lado de Evelen Cardoso (GNU), Vitória Brandão e Isabela Silveira (Botafogo).

O Remar para o Futuro também levou três medalhas de prata e duas de bronze, encerrando a competição como a sexta melhor equipe.

Os oito atletas que representavam o projeto ganharam medalhas, e o coordenador técnico classificou o desempenho como “excelente” e “histórico”.

A Prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias por causa do acidente. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, encontrou-se com familiares das vítimas na manhã desta segunda (21/10).

Vítimas do acidente

Nove óbitos, de vítimas com as seguintes idades:

15 anos (2);
16 anos (1);
17 anos (3);
19 anos (1);
43 anos (1); e
52 anos (1).
“Dor irreparável”
Após o acidente fatal na BR- 376, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para lamentar a morte dos jovens.

“Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”, escreveu o presidente.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, disse que recebeu, com “imensa tristeza, a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito”.

“Eles estavam representando nosso estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplo de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo, em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo”, lamentou Leite.

O chefe do Executivo gaúcho complementou dizendo que ordenou “que a Secretaria de Segurança Pública se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias e garantindo que tudo que estiver ao nosso alcance seja feito neste momento tão doloroso”.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), afirmou que disponibilizou toda a estrutura do estado para realizar o atendimento e fornecer apoio às vítimas.

“Minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do acidente gravíssimo que ocorreu ontem na BR-376, em Guaratuba. Colocamos a estrutura do estado à disposição para fazer o atendimento no local e dar apoio às famílias. Que Deus conforte os corações nesse momento difícil”, afirmou o governador em sua conta do X.