Sistema de Alerta reúne esses canais de comunicação, conferindo protagonismo às cidadãs e aos cidadãos, que passarão a contar com uma poderosa e acessível ferramenta para atuarem no enfrentamento à desinformação.



Cartório Eleitoral de Maracaju informa que foi lançado o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições
/ Foto: WEB

Trata-se de um canal de comunicação acessível à população em geral, incluindo as servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e membros de entidades parceiras, tornando possível reportar episódios envolvendo a circulação de disparo em massa e de narrativas falsas que atentem contra a imagem de segurança e integridade do processo de votação e que possam afetar a normalidade do pleito eleitoral.

Os registros de desinformação encaminhados através do Sistema serão analisados e tratados com eficácia e transparência, em atenção aos acordos firmados com todas as grandes plataformas digitais, visando reduzir a circulação de desinformação e possibilitar a devida responsabilização pela plataforma, nos casos em que resultem constatadas violações de seus termos de uso.

Essa iniciativa decorre das parcerias firmadas com as plataformas digitais que aderiram ao Programa – Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram, TikTok, Google, Youtube, Twitter, Kwai, Linkedin e Spotify. Esses parceiros, em profícuo diálogo com a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral, têm se comprometido em memorandos de entendimento a desenvolver políticas claras de enfrentamento à desinformação e em construir canais extrajudiciais de informação.

O Sistema de Alerta reúne esses canais de comunicação, conferindo protagonismo às cidadãs e aos cidadãos, que passarão a contar com uma poderosa e acessível ferramenta para atuarem no enfrentamento à desinformação.

O sistema foi desenhado para permitir uma utilização simples e rápida no registro de episódios de disparo em massa e de desinformação e já se encontra em pleno funcionamento, podendo ser acessado por intermédio de ícone inserto na página inicial de nosso sítio oficial ou por meio do link https://www.tse.jus.br/sistema-de-alerta.

Deste feito, solicitamos ampla divulgação do Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições para que possamos obter resultados ainda melhores na redução dos impactos das desordens informativas no processo eleitoral.