Paciente de 64 anos teve alta e está em casa com os familiares.
O paciente Paulo César Rodrigues dos Reis, 64 anos, foi mais um paciente, a passar por transplante de medula óssea, no Hospital da Cassems, em Campo Grande. A cirurgia consolida o processo de ampliação dos serviços de transplante, na Caixa dos Servidores.
''Pouco mais de dois anos atrás, estávamos comemorando a autorização dada pelo Ministério da Saúde para realizarmos transplantes de medula óssea e, hoje, estamos celebrando o segundo transplante feito, com sucesso, no Hospital da Caixa dos Servidores de Campo Grande. Então, para todos nós da família Cassems, diretoria, conselheiros, colaboradores e médicos, é uma enorme satisfação divulgar essa notícia. Quando a gente ouve a frase: 'a medula pegou', um sentimento de gratidão toma conta de todos nós''', celebra o presidente da Cassems, Ricardo Ayache.
Cirurgias
Soraia Romanini é hematologista e responsável técnica pelo transplante de medula óssea no hospital da Cassems, em Campo Grande.
''Estamos felizes por mais um paciente ser beneficiado por esse procedimento. Tudo isso vem coroar um trabalho que estamos realizando muito antes de todo o transplante acontecer'', destacou a profissional.
Vida Nova
Conforme a divulgação, o paciente teve alta e voltou para casa, junto da família. Ele sentiu dores nas pernas e foi diagnosticado com mieloma múltiplo, no ano passado. Ele iniciou tratamento e se preparou para a cirurgia.
O paciente destaca que foi o trabalho da equipe multidisciplinar que deu força para enfrentar e vencer a doença.
''Um trabalho espetacular, da equipe de enfermagem, da equipe de fisioterapia, de dentistas, de todo mundo, uma equipe multidisciplinar que funciona, que te põe para cima e que faz com que você possa ter fé de que daqui você vai sair curado'', refletiu Reis.
O filho de Paulo, Marcelo Andrade Rodrigues Reis, refletiu sobre a importância de cada um dos profissionais da equipe.
''Desde a enfermagem, nutrição, fisioterapia, sem contar a parte médica. Teve momentos que meu pai não conseguia comer e ter esse acompanhamento ajudava muito. Meu papel de acompanhante foi só dar força e acho que consegui cumprir'', afirma. ''Agora é vida nova''.
A esposa de Paulo, Sandra Reis, ficou emocionada, ao relatar o alívio ao rever o marido.
''Nunca perdemos a confiança e nos sentimos muito acolhidos por toda a equipe, que nunca nos deixou perder a esperança. Só tenho a agradecer''.
Ao deixar o Hospital, Paulo ressalta a importância do serviço próximo aos sul-mato-grossenses. ''Quero mostrar para Mato Grosso do Sul que é possível, é necessário ter um serviço como esse implantado aqui. E deixar uma mensagem de esperança, lógico que eu confio muito no meu Deus, mas acima de tudo o trabalho científico que foi feito aqui'', finaliza.
Primeiro transplante de MS
O Hospital Cassems de Campo Grande é o primeiro do Mato Grosso do Sul autorizado a realizar transplante de medula óssea. O primeiro procedimento de alta complexidade ocorreu em agosto de 2022. Com isso MS se tornou o 11º estado do Brasil autorizado a fazer esse tipo de transplante.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!