Cientistas descobrem por que homens captam sinais errados na paquera

Um homem pensa que uma mulher quer sexo depois que ela sorri para ele. Ela, por sua vez, interpreta os avanços dele como atos de amizade. Agora, cientistas dizem ter finalmente descoberto por que isso acontece, e tudo está relacionado à forma como o cérebro masculino evoluiu para captar os sinais errados.

A capacidade do homem de se reproduzir várias vezes (muito mais que as mulheres) faz com que eles queiram aproveitar todas as oportunidades. Por isso, nem todo o dinheiro investido para atrai-las custa tanto quanto não tentar levá-las para a cama — afinal, quem não arrisca, não petisca.

— Mas não é assim que funciona para as mulheres — explicou o pesquisador Mons Bendixen, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

Segundo Bendixon, por milhares de gerações, a psicologia das mulheres evoluiu de forma que elas precisam de sinais muito mais claros do que os homens antes de considerar o interesse sexual.

Em estudo recente da universidade, mulheres disseram que tinham agido amigavelmente com homens e tiveram suas ações mal interpretadas por eles, como interesse sexual, cerca de 3,5 vezes ao ano.

Subestimação das próprias intenções

Os homens também relataram terem sido mal interpretados pelo sexo oposto, mas com muito menos frequência.

— Os resultados não são uma surpresa, visto de uma perspectiva evolucionária — disse Bendixen.

Em uma pesquisa com quase 500 heterossexuais, cientistas descobriram que as mulheres interpretam as intenções de outras mulheres na paquera tal qual os homens fazem. No entanto, quando se imaginam agindo da mesma maneira que as analisadas, elas afirmam que provavelmente não chegariam “aos finalmentes”.

De acordo com Carin Perilloux, que liderou a pesquisa na Universidade do Estado do Texas, isso sugere que as mulheres tendem a subestimar suas próprias intenções sexuais.