Clube alega que nunca houve coação na venda das cartelas.

Clube é denunciado por coação em vendas de rifas e cartelas para projeto social
Clube alega que nunca houve coação na venda das cartelas. / Foto: Júlio Fernando/CE Naviraiense

Pais de crianças e adolescentes que participam de um projeto social do CEN (Clube Esportivo Naviraiense) denunciam que estão sendo pressionados pela diretoria do projeto a vender cartelas de bingo sob ameaça terem seus filhos retirados do projeto. A denúncia partiu da mãe de um dos alunos e foi direcionada a promotoria de Justiça do município de Naviraí – distante a 352 quilômetros de Campo Grande.

Segundo a denúncia, cada mãe está sendo pressionada a vender 10 cartelas de bingo e que até o número do título de eleitor estaria sendo solicitado por duas pessoas do projeto, identificadas como Sr. Cicinho e o filho Breno.

‘É uma promoção em cima da outra e muita pressão para sermos obrigados a vender as cartelas. Quando fizemos a inscrição era um projeto social, hoje até nossos títulos estão sendo pego os números pelo Sr. Cicinho e o filho dele Breno”, diz a denúncia.

A denúncia traz ainda, que até as crianças estão sendo usadas para sair nas ruas e vender cartelas de bingo.

Em resposta as denúncias, o CEN informou a promotoria que realiza um trabalho social no município de Naviral, com treinamentos de futebol para crianças de 07 a 17 anos, bem como acompanhamento psicossocial dos atletas inscritos no projeto.

O clube informou ainda, que não recebe nenhum recurso financeiro do Poder Público para a realização do projeto, sendo mantido exclusivamente por apoiadores, patrocinadores, promoções, doadores e colaboradores do projeto.

“O projeto atende gratuitamente mais de 350 crianças e adolescentes, disponibilizando ao menos um uniforme a todos os alunos, bem como professores capacitados, promovendo inclusão social por meio do esporte e realizando uma obrigação que seria do poder público. O clube tem várias crianças na lista de espera, não sendo possível atender pela falta de uniformes.

Então, destaca-se que não há cobrança de mensalidade de qualquer natureza no Clube Esportivo Naviralense, por mais que o clube necessite de renda, pois são inúmeras despesas para a manutenção do projeto.
Além do projeto social, o Clube também trabalha com a parte de rendimento dos atletas, participando de vários campeonatos fora do município, principalmente os Estaduais de Mato Grosso do Sul.

O Clube Esportivo Naviralense realiza a matricula de todos os seus alunos, todas são arquivadas em sua sede administrativa, todos os alunos são menores de idade, não é solicitado título eleitoral de nenhum aluno ou pai. Ainda, é necessário esclarecer que o Senhor Cicero não faz parte da diretoria, sendo apenas colaborador do projeto, como várias outras pessoas.

Salienta-se que o projeto já realizou outras promoções no presente ano, Rodizio de Churrasco na Seleta, Feijoada na Seleta e, agora, o show de prêmios. Sem essas promoções o projeto não sobrevive, assim foram disponibilizadas cartelas para todos que conseguissem vender, nunca houve coação para a venda de cartelas. Ao contrário do alegado, o Clube Esportivo Naviraiense está premiando o atleta que mais vender cartela, bem como o torcedor que mais vender cartela.
Espaço está aberto para a manifestação dos envolvidos.