As vagas contemplam organizações localizadas em Campo Grande; há também oportunidades na Marinha, nas cidades de Corumbá e Ladário.

CMO abre 99 vagas para alistamento militar feminino em MS
/ Foto: Reprodução

Desde 1º de janeiro, está aberto o período de alistamento militar feminino para mulheres nascidas em 2007, com inscrições disponíveis até 30 de junho de 2024. O Comando Militar do Oeste (CMO) oferece 99 vagas para jovens interessadas em ingressar nas Forças Armadas como voluntárias, com incorporação prevista para 2026.

As vagas do CMO contemplam Organizações Militares localizadas em Campo Grande. Além disso, há oportunidades na Marinha, nas cidades de Corumbá e Ladário. Diferentemente do alistamento masculino, obrigatório, o processo para mulheres é voluntário e permite a incorporação de jovens que completarão 18 anos em 2025.

As candidatas podem realizar o alistamento de forma presencial na Junta de Serviço Militar ou online, pelo site alistamento.eb.mil.br. Nos três primeiros dias de inscrições, 153 jovens já participaram do processo. As aprovadas no processo seletivo iniciarão sua jornada militar em 2026.

O Serviço Militar Inicial Feminino voluntário foi regulamentado pelo Decreto nº 12.154, publicado em 28 de agosto de 2024. Após a incorporação, as militares estarão sujeitas aos mesmos direitos, deveres e penalidades estabelecidos pela legislação militar. Contudo, não terão estabilidade no serviço ativo e, ao final do período de serviço, integrarão a reserva não remunerada das Forças Armadas.

As mulheres interessadas devem se inscrever dentro do prazo e acompanhar as etapas do processo seletivo. O alistamento marca um avanço no acesso feminino ao serviço militar, que até então era restrito a concursos públicos para carreira ou seleções temporárias.