Em dúvida como agir se ver um animal desses? Confira dicas.

Cobras peçonhentas em Campo Grande são reflexos de queimadas; confira como proteger sua casa

O aparecimento de serpentes peçonhetas na região do Bairro União, em Campo Grande, podem ter sido causadas por queimadas, que destroem o habitat e afungentam os répteis para a áreas habitadas, principalmente em áreas cercadas por vegetação. Moradores da região alertaram sobre o aparecimento das cobras venenosas. 

"Agora estamos entrando numa época mais fresca. Elas costumam ser mais ativas no calor, pois são animais 'de sangue frio' como alguns dizem, elas precisam absorver calor pra se aquecer. Então não tem a ver com a atividade normal delas, eu suponho que seja por perda de habitat. As queimadas e perda de habitat são ótimos palpites", explicou o pesquisador Roullien Henrique, que trabalha com serpentes e outros animais peçonhetos, ao Jornal Midiamax.

Segundo ele, os incidentes com serpentes são maiores no começo e fim do ano, com tendência a abaixar no meio do ano, justamente por conta da temperatura. Na Capital é comum o aparecimento da Urutu Cruzeiro, citada pelos moradores, e a Caiçaca. Ambas são parentes próximas e peçonhentas.

"Essas serpentes do gênero Bothrops são popularmente conhecidas como jararacas, muito comum acidentes com elas", disse à reportagem.