Na próxima terça-feira (27), será aberta oficialmente a colheita de soja em Mato Grosso do Sul na safra 2014/2015. O ato será realizado pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores da oleaginosa), na Fazenda Campo Grande, localizada a 17 quilômetros da capital do estado, às 14h30.
Entretanto, alguns produtores do estado iniciaram a colheita no começo do mês, como, por exemplo, Jânio Pinesso, em São Gabriel do Oeste, e Christiano da Silva Bortolotto, em Amambaí.
Eles fizeram a colheita de áreas pequenas cultivadas com variedades precoces. Depois interromperam temporariamente os trabalhados para aguardar a finalização do desenvolvimento das lavouras que sofrem atrasos no plantio.
A expectativa é que retomem a colheita entre o fim deste mês (janeiro) e a primeira quinzena de fevereiro.
Os atrasos no plantio ocorreram por conta da escassez de chuvas no início do período de semeadura da safra atual. Segundo estimativa da Aprosoja/MS, até o momento apenas 5% das áreas cultivadas com soja neste ciclo, que totalizaram 2,3 milhões de hectares, já foram colhidos.
Na abertura oficial da colheita da safra, a Aprosoja/MS deverá divulgar dados consolidados sobre a expectativa de produtividade, produção, comercialização e perda para o ciclo, com base no levantamento de informações realizado pelos técnicos do Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) e dos sindicatos rurais.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!