Com alvo preferido, Grêmio se fecha para anunciar sucessor de Roger
Romildo Bolzan assumiu como vice de futebol interinamente / Foto: Eduardo Moura

Após a saída do técnico Roger Machado, a direção do Grêmio teve uma sexta-feira de reuniões para discutir o novo treinador e a composição do departamento de futebol, dissolvido após a derrota para a Ponte Preta. Há um nome preferido para comandar a equipe dentro das quatro linhas, e a ideia é anunciá-lo até o início da próxima semana.

A direção tem em mente um estilo semelhante ao do ex-treinador, até para seguir um mesmo padrão. Ou seja, jovem, moderno, mas com um perfil de liderança mais "competitivo", sobretudo em partidas longe da Arena. E o GloboEsporte.com conversou com alguns dos especulados: Milton Mendes, Antonio Carlos Zago, Eduardo Baptista e Vagner Mancini.

O Grêmio pretende que o sucessor assuma a equipe na partida contra o Atlético-PR, quarta-feira, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Há possibilidade, no entanto, de que o comandante estreie somente no outro final de semana, quando o Tricolor recebe a Chapecoense, pela 27ª rodada do Brasileirão.

– O Grêmio definiu como será a nova composição do futebol. Vamos anunciar tudo ao mesmo tempo, junto com o novo treinador. Queremos que ele já estreie contra o Atlético-PR ou contra a Chapecoense. O James Freitas (auxiliar) está preparado para assumir o time em duas partidas – explica o vice-presidente Adalberto Preis

Com o afastamento do G-4 – o time está a cinco pontos do Santos, o 4º colocado –, o objetivo principal é remobilizar o grupo já pensando na próxima temporada. Mas também tentar alavancar uma sequência de vitórias para beliscar a vaga à Libertadores. Mesmo em ano eleitoral, a tendência é por um contrato até o final da próxima temporada.

Confira abaixo o que dizem alguns dos treinadores especulados:

Vagner Mancini, sem clube

Treinador do Grêmio por apenas seis jogos em 2008, Vagner Mancini está atualmente sem clube, após deixar o Vitória no último final de semana. Diz que não guarda nenhuma mágoa do clube gaúcho pelo tempo tão exíguo no passado – foi demitido invicto – e mostra simpatia com uma possibilidade de retorno.

– Ninguém me ligou, não sei de nada. Para mim e para qualquer treinador seria uma honra (ser treinador do Grêmio). Não tem mágoa nenhuma do clube – conta.

Milton Mendes, sem clube

Demitido do Santa Cruz em agosto, Milton Mendes se vê no perfil desejado pelo Grêmio. No entanto, evita falar sobre o interesse e nega um contato oficial. Deixa claro, por sua vez, o interesse de assumir a vaga de Roger.

– Se encaixa (o perfil). Vamos aguardar – resume.


Antonio Carlos Zago, do Juventude

Com contrato até o final do ano no Juventude, Antonio Carlos Zago está focado no jogo decisivo da equipe de Caxias do Sul contra o Mogi Mirim, domingo, no Estádio Vail Chaves. Precisa de uma vitória e ainda de um tropeço do Ypiranga para que o Ju garanta vaga nas quartas de final da Série C.

Zago nega qualquer conversa ou contato. Deixa aberta a chance de começar a projetar o futuro após o jogo de domingo.

– Ninguém me procurou ainda. Se acontecer algo concreto, vamos conversar. Tenho um jogo importante no domingo e na outra quinta também (Copa do Brasil). A cabeça está aqui. Eu estava no meio do projeto aqui. Eu tinha dado minha palavra que eu iria continuar aqui até o fim do ano. Tenho o jogo nesse domingo que decide nosso futuro e aí posso pensar como será – explica.

Eduardo Baptista, da Ponte Preta

Técnico da Ponte Preta, atual sexta colocada no Brasileirão, Eduardo Baptista também tem um perfil que agrada à diretoria do Grêmio. Neste caso específico, o problema principal é o próprio contrato vigente do treinador com o clube paulista até o final do ano.

– Ninguém me procurou, somente rádios, pessoal da imprensa. Tenho vínculo aqui. Não posso quebrar o contrato até o final do ano. Não tem chance – ressalta.