Objetivo é o controle populacional, rastreio de enfermidades, abandonos e manutenção da saúde pública coletiva.
Em pleno funcionamento o Castramóvel tornou-se realidade na atual administração e agora, inicia-se uma nova etapa, fruto da união da Prefeitura de Maracaju e Câmara de Vereadores que devolveu recursos economizados em 2021 para a compra de microchips e insumos para os trabalhos de castração de cães e gatos.
O Castramóvel está vinculado a Secretaria Municipal de Saúde e o investimento para compra de microchips e anestésicos foi de 30 mil reais, indicados pelo Vereador Gustavo Veterinário e pago pelo município com esses recursos do Legislativo.
“Com muita alegria recebemos esses microchips e anestésicos possibilitando a continuidade deste trabalho tão positivo, fruto da devolução do duodécimo e uma parceria com a Prefeitura de Maracaju representada pelo Prefeito Marcos Calderan. Somente em 2021 foram realizadas mais de 150 castrações e agora em 2022 há a expectativa de mais 500 castrações.” Explicou o Vereador Gustavo Veterinário.
Os cadastros para castração seguem abertos e podem ser feitos pelo site da Prefeitura de Maracaju, através do link, bastando inserir os dados do proprietário e do animal, sendo autorizados para castração animais de 8 (Oito) meses a 8 (Oito) anos de porte pequeno e médio, lembrando que é preciso que o animalzinho esteja saudável. O cadastro também pode ser feito pelo telefone do Castramóvel no 9.8451-0004.
De acordo com o Prefeito Marcos Calderan os trabalhos do Castramóvel representam um orgulho enorme para sua administração, afinal foram anos de espera e somente no ano passado, assim que assumiu o mandato do Executivo Municipal que os trâmites para ser colocado em funcionamento foram concretizados.
“Temos uma população que clamava pelo funcionamento do nosso Castramóvel, inclusive assim que assumimos, colocá-lo em funcionamento foi nossa prioridade, agora passado um ano, comemoramos os números expressivos de castração e estamos cientes que estamos preservando vidas de animais, evitando proliferação de zoonoses e acima de tudo, cuidando e tratando com muito carinho cães e gatos. Agradeço o apoio da Câmara Municipal, através do Vereador Gustavo e continuaremos apoiando ações que vão de encontro aos cuidados com a saúde pública.” Explicou Marcos Calderan.
Com os microchips adquiridos haverá um controle maior da populacional dos animais castrados, gerando mais controle, possibilitando controle de doenças de cães e gatos atendidos pelo Castramóvel.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!