No município, ações são realizadas costumeiramente em defesa e proteção do público idoso, além disso, haverá o 1º Seminário em alusão a data no próximo dia 30-06.
A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Assistência Social vem a público informar sobre a importância do combate à violência contra a pessoa idosa, conforme a data de 15 de junho, instituiu-se em todo o país o “Dia Mundial de Conscientização e Combate a Violência contra a Pessoa Idosa”.
De acordo com Leiza Karen Barbosa, Secretária de Assistência Social, Maracaju tem uma forte atuação na rede sobre este tema, atuando no ano todo, ressaltando a importância de se debater e discutir sobre a temática, contando com grupos de trabalho como o “Construindo Memórias”, além de ações no Conviver de Maracaju e Vista Alegre, bem como o Lar do Idoso.
“Valorizar e cuidar do idoso, nada mais é do que respeitar a nossa história, nesse seleto grupo, estão pessoas que já contribuíram de alguma maneira para o desenvolvimento de nossa cidade, por isso, zelar pela saúde, integridade e combater e denunciar casos de violência contra os idosos é fundamental.” Destacou Leiza Karen Barbosa.
Além disso, Maracaju é pioneiro no Vôlei Adaptado, unindo esporte ao lazer, saúde e bem-estar, gerando uma positiva integração entre os idosos de nossa cidade com os demais municípios do estado, dentro do Conviver também há a prática de xadrez, dança, entre outras ações de valorização da chamada “melhor idade”.
Em Maracaju, no próximo dia 30 de junho, a partir das 13 horas, no Salão de Eventos do Conviver haverá o 1º Seminário Municipal em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa com o tema: O respeito e a dignidade nunca envelhecem, aberto para toda a comunidade participar.
Sobre o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa
No Mato Grosso do Sul, a lei 5.215/2018 nomeou o mês de Junho Prata, em alusão aos cabelos grisalhos que representam a sabedoria e a maturidade de quem já tem mais de 60 anos. O dia 15 de junho, foi instituído em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o Dia Mundial de Conscientização sobre o tema.
Dados da OMS, apuram que pelo menos 15,7% da população idosa no mundo está submetida a algum tipo de violência. Ou seja, 1 em cada 6 idosos sofre violência em todo o mundo. Conforme a mesma pesquisa, são muitos os casos onde a mulher idosa é a mais atingida, sendo muitas dessas situações não relatadas ou denunciadas, principalmente pelo medo de retaliação.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!