Na sexta-feira, nova distribuição de doses remanescentes deve ser realizada em MS.

Com previsão de encerrar vacinação em massa na quinta, previsão é de sobrar vacinas da Janssen

Com 165,5 mil doses destinadas exclusivamente para vacinação em massa de adultos em 13 cidades da fronteira de Mato Grosso do Sul, a previsão é de que a aplicação da vacina seja concluída até quinta-feira (08).

Conforme o pesquisador responsável pelo estudo epidemiológico conduzido na fronteira, Julio Croda, até a noite de segunda-feira (05) já haviam sido aplicadas 65 mil doses da vacina, que é de aplicação única. 

Após  três dias de imunização na fronteira, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) remanejou 20 mil doses para os outros 66 municípios e a previsão é de que sobrem doses. 'O restantes das doses que sobrarem serão direcionadas aos outros municipios do estado na sexta-feira', explicou.

Apesar das doses terem sido destinadas para vacinar a população adulta que ainda não havia se imunizado nesses municípios, já sobraram 20 mil doses e mais outras devem ser inutilizadas pelo estudo e serão remanejadas ao fim da campanha de vacinação em massa.

É importante lembrar que uma decisão da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) definiu a reserva de 30% das vacinas a serem utilizadas no estudo na fronteira. Ou seja, 49.650 doses da Janssen ficaram ‘guardadas’ por decisão do Estado, enquanto Campo Grande não tinha vacinas para a 1ª dose.

Reportagem publicada pelo Jornal Midiamax mostrou que cidades de fronteira com a Bolívia têm enfrentado resistência da população para vacinar. O medo da vacina e a desinformação estão entre os principais fatores. Há até cidades fazendo busca casa por casa, para verificar quem ainda não se vacinou. Quem recusar, terá que assinar um termo de responsabilidade.