Com reforço de Pau Gasol, Spurs iniciam vida sem Duncan: "Estranho"
Com aposentadoria de Duncan, Tony Parker assumirá mais o papel de líder / Foto: Divulgação

Será estranho ver os Spurs sem Tim Duncan. Quem diz não são apenas os torcedores do San Antonio e fãs de basquete se acostumaram com o ala-pivô liderando a franquia nos últimos 19 anos, mas os próprios jogadores do time texano. Na abertura dos trabalhos para a próxima temporada da NBA, referências da equipe e o técnico Gregg Popovich falaram sobre os desafios para a nova realidade após a aposentadoria da principal referência. Para ocupar a posição, os Spurs contrataram um reforço de peso, Pau Gasol, além da manutenção da base formada por Tony Parker, Manu Ginóbili, LaMarcus Aldridge e Kawhi Leonard.

- Definitivamente, vai ser estranho. Principalmente quando começarem os treinos e ele não estiver em quadra. Temos muitos rostos novos, jogadores jovens. Sinto como se estivéssemos começando do zero - afirmou Tony Parker em encontro com a imprensa nesta segunda-feira.

Nos Spurs desde 2001, o armador francês sabe que ele e o argentino Ginóbili terão uma responsabilidade maior como referências do time na ausência de Duncan.

- Acho que eu e Manu vamos ter que assumir mais a liderança, mostrar para os caras novos a maneira de ser dos Spurs, como foi quando aprendi com Tim e Manu como era com David Robinson, Bruce Bowen. Agora, é nossa vez de manter o mesmo nível, a mesma expectativa e ter outra grande temporada.

O San Antonio já vinha se preparando para a aposentadoria de Duncan desde de a última temporada, quando contratou o pivô LaMarcus Aldridge, antigo destaque do Portland Trail Blazers. Este ano, o time adicionou mais um nome forte para o garrafão: o veterano Pau Gasol, bicampeão da NBA com os Lakers.

- Tim foi excepcional e único. Ele é considerado por muitos de nós o melhor ala-pivô de todos os tempos. Então, eu não estou vindo para ocupar o lugar dele, mas para fazer o melhor que puder para me encaixar da melhor maneira possível ao time desses caras que estão aqui para ganhar mais um título. É uma oportunidade, um privilégio, mas também um grande desafio - disse Gasol.

Único que já estava na franquia na chegada de Tim Duncan em 1996, o técnico Gregg Popovich, que vai para seu 21º ano  à frente dos Spurs, brincou ao abrir sua entrevista afirmando que o ala-pivô seria multado por cada dia que faltasse aos treinos. Mas o técnico fez questão de valorizar o novo momento do time, que além de Gasol, tem outros 10 novos jogadores integrados para o período de pré-temporada e uma equipe renovada de assistentes.

- É muito divertido só de imaginar quantos novatos temos na academia. Não apenas jogadores, mas também da equipe técnica. Eu não sei metade dos nomes do novo estafe. Tem muitas pessoas por aqui, tanto jogadores quanto assistentes. Vai ser empolgante ver quem chega com novas ideias, quem vai conseguir jogar bem, quem vai se encaixar com os outros - disse o treinador.