Um líder precisa de uma equipe, assim como uma equipe precisa de um líder. Simples como a frase, complicado como a vida real demonstra na prática.

Os modelos teóricos sobre a liderança e a figura mítica requerida do líder colocam um fardo sobre os seus ombros, exigindo que tenha visão ampliada do negócio, defina a melhor estratégia, comunique, realize, estabeleça metas e indicadores, seja o coacher da equipe, defina e construa valores que mudem com o tempo...

Requer ainda que desenvolva novas capacidades, tenha e forje habilidades, avalie, dê feedback, receba o desapontamento e a ira da fase inicial dos avaliados insatisfeitos, mentore, promova, demita e potencialize a demissão, fomente atitudes diferenciadas, induza comportamentos desejáveis, seja um gestor eficiente de recursos, dinâmico, cativante, inspirador .... enfim, um mundo de atributos que em uma única pessoa, a torna quase que divina!

O fato é: são os membros da equipe que executam. Portanto, autonomia e desempenho para formar e edificar o time tornam-se chave fundamental para a atingir objetivos. O segredo está na formação de uma equipe de alto desempenho e não apenas contar com um grupo de profissionais reunidos, que consomem diariamente o esforço e o tempo da organização e do líder.

É gratificante e recompensador participar de uma equipe motivada, coesa, que busca exceder todos os dias, que age como um corpo (as empresas que não morrem são como um corpo), focada, executa para o resultado, que é fiel, está comprometida, tem capacidade de avaliar e ser avaliada. Com uma equipe assim, vais ser muito difícil vencer a empresa.

Se você não formar e trabalhar diariamente para edificar a sua equipe (escolher, integrar, construir, aprimorar, lapidar e cuidar) você contará com um corpo onde cada membro acredita que pode ser a cabeça, julga ser o mais importante, acredita que suas funções podem ser independentes do todo.

Todos na equipe serão olhos? Todos serão ouvidos? Falarão como a boca? Coordenarão como a cabeça? Não, mas o conjunto forma o corpo. Portanto, membros e órgãos bem ajustados irão exceder e viver além da capacidade individual de cada um.

Proponha-se a escolher cada membro da sua equipe para um papel determinado, com responsabilidades claras e previamente designadas, com uma função que apenas ele possa gerar resultado específico, usando todas as suas capacidades intelectuais e de personalidade: determinada, ou persistente, ou introspectiva, ou carismática. Você não precisa ser um “deus”, basta que trabalhe diariamente com foco na formação e edificação da sua equipe, com a autonomia que o seu cargo requer. Convença a todos de que cada um é parte do todo, considerando a individualidade e os talentos únicos de cada profissional. Os resultados...hão de diferenciá-lo e torná-lo um líder de sucesso. Aposte suas fichas.