O número da venda de computadores portáteis, conhecidos como notebooks, já supera o de desktop no Brasil. Este fato se deu, principalmente, pelo seu baixo custo, além da praticidade e versatilidade oferecida ao usuário.

Entretanto, esta novidade pode trazer algumas dúvidas aos compradores, sobretudo quando se trata de programas que proporcionam um desempenho melhor à máquina.

Até mesmo os modelos mais novos e com configurações avançadas podem apresentar uma diferença significativa se auxiliados pelos aplicativos. Confira a lista de programas indispensáveis para seu notebook:

Zoom

Apesar da vantagem de ser uma máquina pequena, algumas chegam a ter tela de 7 polegadas, seus usuários podem ter dificuldades para enxergar letras, números e imagens menores. Para resolver este possível problema, as diversas ferramentas de zoom disponíveis na web são saídas ideais.

O Zoomlt oferece ao usuário o acesso à lupa e à ferramenta de desenho na tela. Além disso, a diversão está garantida com uma “bomba relógio” para assustar os amigos e os familiares quando se aproximarem da máquina.

O Virtual Magnifying Glass é perfeito para quem quer economia, já que ele tem código aberto e é gratuito. Este programa permite a personalização e a regulagem dos ícones dispostos na área de trabalho.

Aplicativo que não precisa ser instalado no notebook, o ozZoom é vantajoso para quem quer poupar a memória da máquina. Com ele, é possível que o grau de ampliação seja elevado de 2 para 8 vezes.

Wi-fi

A maioria dos computadores portáteis já chega ao consumidor com placa de rede wireless, a internet sem fio, para que as redes Wi-fi sejam gerenciadas. Porém, nem todas atendem às necessidades e são bem avaliadas pelos usuários, então é importante ter um plano B para se manter conectado.

O Whisher é capaz de gerenciar as redes de internet sem fio e servir como um compartilhador de arquivos e chats com as outras pessoas que estiverem utilizando a mesma rede.

Já o Devicescape é didático e oferece facilidade em seu uso. Ele permite ao usuário alterar suas configurações para que o computador se conecte automaticamente com as redes disponíveis.

Roteador

O Free WiFi Hotspot é gratuito e bem simples de ser utilizado, permitindo ao usuário alterar as configurações para compartilhar sua internet Wi-fi com outros dispositivos.

Software gratuito, o Baidu PC Faster faz o trabalho do antivírus e traz a função “Wi-Fi Hotspot”, com a qual é possível compartilhar a rede com os demais dispositivos.

O SDR Free Virtual Wifi Router é suportado pelas versões XP, 7 e 8 do Windows. Sua vantagem está na facilidade, já que necessita de poucas alterações para que o seu notebook se torne um roteador.

Bateria

O pior pesadelo dos usuários de computadores portáteis é quando a bateria da máquina acaba. Apesar dos avisos sobre a porcentagem baixa carregada, muitos não deixam explícita a necessidade de conectar ao carregador.

Para evitar que o usuário seja pego desprevenido, há programas especialmente voltados para avisar sobre alguma deficiência, como o Volt, que oferece uma visualização de qual é o estado da bateria.

O Taskbar BatteryInfo para Notebooks permite que a capacidade de carga atual da bateria seja exibida e qual é a porcentagem que ainda resta para que o seu notebook continue ligado.

Mouse

Os computadores portáteis vêm com o mouse acoplado, chamado de touchpad. Entretanto, pouco usuários se acostumam em utilizá-lo e, por isso, são necessárias algumas alternativas.

O Mouse Speed Switcher é um aplicativo cuja função é o ajuste da sensibilidade, tanto do touchpad quando do mouse externo separadamente Desta maneira, o usuário pode sentir maior conforto ao explorar a máquina.

O Volumouse é bem simples de ser usado e oferece acesso a diversas funções do notebook, além de permitir a realização de muitas tarefas do aparelho, por meio do mouse.

Já o HeadMouse traz uma inovação aos usuários de notebook. Com ele, é possível controlar o mouse de maneira simples e rápida utilizando os movimentos da sua cabeça e de expressões faciais.