Para formar mão de obra para atender essa demanda, Sena/MS oferece curso gratuito de capacitação.

Considerado novo polo da produção de frutas cítricas, MS tem incentivos e cursos gratuitos para o setor
/ Foto: Reprodução

A citricultura, que é o cultivo de frutas cítricas, está em crescimento no em Mato Grosso do Sul. Segundo a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), o setor apresenta um potencial significativo de expansão no estado, com a possibilidade de alcançar cerca de 30 mil hectares de laranja plantados nos próximos anos. Para formar mão de obra para atender essa demanda, Sena/MS oferece curso gratuito de capacitação.

As condições climáticas e o relevo do estado são favoráveis, além da disponibilidade de terras para cultivo, condições fitossanitárias adequadas e uma legislação rígida de controle de doenças.

MS cinturão citrícola
Esse cenário fez com que Mato Grosso do Sul fosse considerado o novo “cinturão citrícola” do país, atraindo grandes investimentos. O Brasil já é o maior produtor de suco de laranja do mundo, responsável por 80% de todos os copos consumidos globalmente. 

O Grupo Cutrale, por exemplo, líder nas exportações brasileiras de cítricos, anunciou um aporte de R$ 500 milhões para o plantio de 5 mil hectares na Fazenda Aracoara, localizada na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande. 

 

Já o Grupo Junqueira Rodas iniciou um projeto em Paranaíba, na região do Bolsão, com a meta de cultivar 1,5 mil hectares. Além disso, a Citrosuco, uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo, está avaliando a instalação de um empreendimento no estado, considerando municípios como Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba.

Incentivo fiscal
Com o intuito de impulsionar ainda mais a expansão da citricultura, desde dezembro, o Governo do Estado reduziu a carga tributária nas operações interestaduais com laranjas destinadas à industrialização. Até 2032, vigora a redução de 80% sobre o valor do ICMS próprio debitado na operação de saída com o produto, a título de montante do imposto cobrado nas operações ou nas prestações anteriores.

Curso de fruticultura
Para formar mão de obra para atender essa demanda, o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) oferece oportunidades de capacitação gratuita nessa área, como o Curso Técnico em Fruticultura.

A formação é semipresencial: 70% da carga horária acontece a distância e 30% de forma presencial, no polo de Campo Grande. A organização curricular oferece o desenvolvimento das competências profissionais referentes à produção, gestão e controle do processo produtivo de frutíferas.

Outros cursos
Além da formação em Fruticultura, há outros seis cursos disponíveis, com 480 vagas abertas ao todo para 13 municípios. As oportunidades incluem os cursos de Agropecuária, Florestas, Sistemas de Produção de Animais Ruminantes, Agronegócio, Zootecnia, Agricultura e Fruticultura. Com duração de dois anos, as formações têm como objetivo preparar os profissionais para as demandas do mercado e as inovações do setor agropecuário.

As inscrições vão até o dia 17 de janeiro de 2025, e todas as demais informações sobre os editais dos processos seletivos podem ser obtidas no site: etec.senar.org.br.