Consumidores de planos pré-pagos tem problemas ao acessar internet
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Usuários de planos de telefonia pré-pagos estão enfrentando problemas com a internet em Corumbá, cidade a 415 km de Campo Grande. Muitas vezes, os corumbaenses precisam comprar vários pacotes para ter acesso à rede.

O vendedor Renan Ramalho fez um pacote com a operadora que usa para ter acesso à internet por um mês, mas, a navegação dura pouco tempo. “Se eu não compro mais [pacote] eu não uso, meu pacote dura menos de uma semana. Fico sem internet na rua”, relata.

Em 2014, as operadoras de telefonia móvel anunciaram que os clientes que consumissem toda a franquia de internet móvel teriam a navegação cancelada. Antes, a operadora apenas reduzia a velocidade da rede.

A Secretaria Nacional do Consumidor, no dia 23 de fevereiro de 2015, notificou essas empresas, para que prestem esclarecimentos aos consumidores. “Para saber se há, ou não, regularidade no que eles estão proporcionando com esse corte. Se eles estão ou não lesando o consumidor”, disse a Diretora do Proncon em Corumbá, Andrea Ulle.

As notas de esclarecimento precisam conter informações sobre a forma de bloqueio do acesso à internet após o esgotamento da franquia; alterações contratuais e técnicas; e comunicação prévia aos consumidores, com pelo menos 30 dias de antecedência.

De acordo com a secretaria, o objetivo é verificar se todos os direitos e garantias do cliente afetado estão sendo respeitados.