O curso da língua Guarani oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) começa nesta quinta-feira (3). Organizado pelo Programa Rede de Saberes e pelo curso de Letras com habilitação em Inglês, o curso é gratuito e será oferecido na sede da Universidade, em Dourados.
As aulas serão ministradas pela egressa indígena do curso de Letras da UEMS, Ianara Valeska de Sousa, e pelo professor Adilson Crepalde, com carga horária de 30h presenciais e 60h a distância. Os encontros presenciais acontecerão às quintas-feiras, das 12h às 13h.
A primeira turma inscrita é composta por 25 pessoas, a maioria não-indígena. Diante do grande número de interessados nesta primeira edição, porém, a coordenação curso trabalha com a perspectiva de abertura de novas turmas.
De acordo com a coordenadora do Programa Rede de Saberes da Universidade, Beatriz dos Santos Landa, a oferta do curso e a alta procura atestam a relevância cultural as línguas indígenas. “Em Mato Grosso do Sul nós temos 35 mil índios Kaiowá/Guarani que são falantes desta língua. No Brasil existem mais de 270 línguas indígenas. Este curso é uma maneira de mostrar que as línguas indígenas estão vivas, elas têm o que ensinar para a gente. São línguas complexas, têm gramática, escrita, verbos”, explicou.
Durante as aulas, os alunos serão orientados principalmente em relação à conversação, mas também haverá noções da gramática escrita. “Nas aulas será possível fazer a conversação, tirar dúvidas, os professores mostrarão como é a construção das frases, além aprender também sobre a cultura da língua. No espaço a distância será possível fazer exercícios, ouvir frases, dentre outras atividades”, esclareceu Beatriz Landa.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!