Decretada emergência em município de MS atingido por chuva forte
/ Foto: Reprodução

A prefeitura de Batayporã decretou situação de emergência por conta dos danos causados pela grande quantidade de chuva nos últimos meses.

Conforme o decreto, publicado na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial, desde dezembro de 2014 chove forte no município e no dia 8 de março, a Lagoa do Sapo transbordou. Na data, segundo a prefeitura, foi registrado 150 milímetros de precipitação.

A água que transbordou da lagoa inundou diversas residências. Ruas viraram rios. Imóveis tiveram rachaduras e a vala de escoamento de água que fica no cemitério municipal se rompeu. Estradas rurais e pontes ficaram danificadas.

Com o decreto de emergência, todos os órgãos municipais ficam autorizados a atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil, em ações de resposta ao desastre e reabilitação de cenário e construção.

A prefeitura fica autorizada a convocar voluntários para reforçar ações de resposta; agentes públicos estão autorizados a entrar em residências em situações de risco para prestar socorro e também está permitida a desapropriação de imóveis comprovadamente localizados em áreas de risco de desastre.