Central da quadrilha operava dentro de presídios.
Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (4), pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Polícia Civil e Penal de Mato Grosso, a Operação “Defensio Agro', para desarticular uma organização criminosa especializada em crimes patrimoniais praticados contra produtores de grãos de soja e milho no Estado.
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão contra alvos localizados em celas de presídios e residências nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso.
A investigação teve início em janeiro de 2024, quando produtores rurais da região foram vítimas de um golpe sofisticado aplicado por uma quadrilha que os induzia à compra de grãos se passando por outros produtores da região. O grupo criminoso operava com alto grau de organização, detendo informações estratégicas sobre cada produtor, armazéns, corretores e das dinâmicas de comercialização dos grãos de soja e milho, criando um enredo convincente que resultava no prejuízo imediato para as vítimas.
Em 2024, as fraudes aplicadas pela organização criminosa resultaram em um prejuízo superior a R$ 500 mil aos produtores rurais. Com o avanço das investigações, a Polícia Civil identificou o núcleo central da quadrilha, que operava a partir de presídios na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, bem como integrantes responsáveis pelo setor financeiro do esquema, que atuavam em liberdade para viabilizar a movimentação dos valores obtidos ilicitamente.
Nome da operação
A Operação “Defensio Agro' representa um avanço significativo no combate aos crimes que impactam o setor agropecuário da região, desmantelando uma estrutura criminosa responsável por fraudes milionárias. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e garantir que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!