Douradenses esperam quase três meses para tirar RG
Posto de Identificação de Dourados tem agendamentos feitos até o mês de abril. / Foto: Adriano Moretto

Mesmo depois de ser implantado o sistema de agendamento online, para as pessoas que precisam tirar o primeiro ou a segunda via da RG (Carteira de Identidade), moradores de Dourados ainda têm dificuldades para fazer o documento, tendo que esperar até três meses. Pelo sistema criado pelo governo do Estado na intenção de agilizar o processo, só é possível agendar data a partir do dia 10 de abril.

O Dourados News entrou em contato com o PI (Posto de Identificação) da cidade, e a informação que a responsável pelo agendamento é a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) com sede em Campo Grande, o posto apenas realiza o atendimento. Segundo os servidores do posto, em média 25 a 30 pessoas são atendidas diariamente, tanto para o primeiro RG quanto para a segunda via do documento.

Ainda conforme servidores, mesmo com a mudança no sistema de agendamento, muitas pessoas se dirigem até o posto, por não terem acesso à internet ou por dificuldades em agendar o atendimento. Há casos de usuários que agendam e não comparecem com isso, sendo possível atender quem não realizou o agendamento online.

Atualmente o atendimento por agendamento só funciona no período da manhã, o que pode ser o motivo da longa espera. No local, são apenas três funcionários trabalhando com uma demanda de agendamentos feitos a cada 15 minutos.

Em contato com a Sejusp, que confirmou a longa espera do agendamento e informou que após a formação de novos peritos papiloscopistas da Polícia Civil, quatro deles serão lotados em Dourados em março, podendo assim, dobrar a quantidade de atendimento das atuais seis para, doze horas diárias.

Por não conseguir retirar o documento, muitos douradenses acabam procurando cidades vizinhas, como Itaporã e Fátima do Sul, que não precisam de agendamento para o serviço. A secretária disse ainda que a metade dos atendimentos é para a emissão da segunda via do RG, de pessoas que perderam ou extraviaram o documento.

O sistema de agendamento é feito por meio do site da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e foi implantado em Dourados em outubro de 2014. As pessoas que necessitam do documento podem entrar na página da Sejusp, e por meio dela agendar o dia e hora do atendimento.