Previsão é de que vacina chegue ainda no 1º semestre deste ano.

 Em consórcio, MS assina acordo para compra de 28 milhões de doses da vacina Sputnik V

O Consórcio Brasil Central, formado por 7 estados  - inclusive Mato Grosso do Sul - assinou um acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto para a compra de 28 milhões de doses da vacina Sputnik. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (20). A intenção é que a vacina comece a chegar ao País ainda neste semestre, informou a SES (Secretaria Estadual de Saúde).

O governo de MS não informou a quantidade de doses que cabe ao Estado, mas o secretário de saúde, Geraldo Resende, já havia adiantado  no início do acordo que a intenção era adquirir 2 milhões de doses, que seria o suficiente para imunizar 1 milhão de sul-mato-grossenses. 

 

Ainda há um empecilho para a aplicação da vacina russa. pois ainda precisa de aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser aplicado no Brasil. A eficácia da Sputnik V, que exige a aplicação de duas doses, é de 91,6%, segundo dados publicados na revista científica 'The Lancet'.

Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia participam do grupo.

Conforme o 'vacinômetro', MS já vacinou 437,9 mil pessoas com ao menos uma dose. O número representa 15,59% da população do Estado, estimada em 2,8 milhões pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).