Em grande fase, Murray vence tcheco na estreia; Del Potro também avança
Andy Murray teve vitória com autoridade na estreia contra o tcheco Lukas Rosol / Foto: Mike Hewitt / Getty Images

A boa fase de Andy Murray continua. Medalhista de ouro na Rio 2016 e finalista em seus últimos sete torneios, o britânico fez boa estreia no US Open nesta terça-feira e confirmou o status de um dos favoritos ao título do último Grand Slam do ano. Jogando na quadra central Arthur Ashe, em Nova York, o número 2 do mundo despachou o tcheco Lukas Rosol (81º) por 3 sets a 0 em 1h51 de partida: 6/3, 6/2 e 6/2.

Apesar de ter tido um pouco de trabalho no início do primeiro set, Murray foi superior em toda o jogo e não teve a vitória ameaçada em nenhum momento por Rosol, que cometeu muitos erros. Foram oito duplas faltas e um total de 45 erros não forçados cometidos pelo tcheco de 31 anos.

Na segunda rodada em Nova York, Andy Murray terá pela frente o espanhol Marcel Granollers, 45º do ranking, que passou pelo argentino Juan Monaco na estreia por 3 sets a 0.

O jogo

A partida começou equilibrada. Apesar da superioridade técnica de Murray, o tcheco com seu 1,96m de altura não se intimidou e deu trabalho no início. Ambos foram confirmando seus serviços até o sexto game, quando finalmente o britânico conseguiu quebrar Rosol. Após ver o rival salvar dois break points, Andy não desperdiçou a terceira oportunidade para abrir 4/2. Na sequência, Murray teve passagem tranquila pelo saque e três chances de fechar o set no oitavo game. Mas Lukas reagiu, voltou a ser agressivo e diminuiu a desvantagem para 5/3. Apenas um suspiro de reação. O britânico se manteve firme, voltou a sacar bem e venceu a parcial por 6/3.

No segundo set, Rosol não conseguiu oferecer a mesma resistência do início do jogo. O tcheco teve o saque quebrado logo no primeiro game e, cometendo seguidos erros, viu Murray passear na sequência. No quarto game, o britânico levantou a torcida na Arthur Ashe com um lindo voleio de costas que abriu 4/0 no placar. Lukas só conseguiu confirmar dois serviços e Murray fechou sem muitos problemas em 6/2.

No início do terceiro set, Rosol diminuiu as falhas e voltou a fazer frente ao britânico. Mas só resistiu até o quinto game, quando Andy conseguiu mais uma quebra. O tcheco então teve mais poder de reação e Murray seguiu tranquilo para fechar novamente em 6/2 e fazer 3 sets a 0 na partida.

del potro despacha compatriota

Medalha de prata na Olimpíada do Rio, Juan Martín Del Potro voltou a atuar no circuito de tênis e em grande estilo. Campeão do US Open em 2009, o atual número 142º do ranking da ATP superou a estreia diante do compatriota Diego Schwartzman por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/4 e 7/6 (7-3), voltando a vencer uma partida no torneio após duas temporadas de ausência - vale lembrar que o argentino passou por três cirurgias seguidas no punho esquerdo e só voltou a atuar com regularidade neste ano.

Na próxima rodada ele enfrenta o vencedor do confronto entre o americano Steve Johnson (22º) e o russo Evgeny Donskoy (79º) e tenta superar um histórico recente não tão favorável atuando em Nova York. Depois do título de 2009, Del Potro não atuou em 2010, foi à terceira rodada em 2011, chegou às quartas em 2012, e caiu na segunda rodada em 2013, não atuando mais desde então.