Jovem morreu em acidente de moto em Campo Grande; Avô era liderança local e morreu após passar mal em velório do tataraneto.

Em tragédia dupla, morte de jovem e tataravô deixa Aquidauana em luto
Jovem morreu em acidente de moto em Campo Grande; Avô era liderança local e morreu após passar mal em velório do tataraneto. / Foto: Reprodução/Redes Sociais

A comunidade Terena, em Aquidauana, vive um momento de tristeza após a morte do ancião e ex-cacique Isac Pereira Dias, de 92 anos, neste domingo (1º). O líder indígena, respeitado pelo trabalho em prol da aldeia Limão Verde, faleceu após sofrer um mal súbito durante o velório do tataraneto André Luiz Corrêa Gonçalves, de 24 anos.

André Luiz morreu em um acidente na manhã deste sábado (31), por volta das 6h30, em uma rotatória na Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande. De acordo com testemunhas, o jovem seguia para o trabalho quando perdeu o controle da motocicleta ao bater o pé no canteiro central e atingiu um poste na rotatória. Ele morreu no local.

O corpo de André foi levado para Aquidauana, onde foi velado na aldeia Limão Verde, comunidade onde vive a família. Isac, tataravô de André, no entanto, passou mal durante a cerimônia. Ele foi socorrido por pessoas que estavam no local e, em seguida, levado ao hospital, mas não resistiu e faleceu pouco tempo depois.

A morte do ex-cacique intensificou o luto da comunidade indígena, que perdeu dois integrantes em um curto período de tempo. Isac foi uma liderança histórica para os indígenas terenas.

Ex-cacique da aldeia Limão Verde, ele era conhecido pela luta em defesa dos direitos dos povos indígenas e pela contribuição ao fortalecimento cultural e social da aldeia. Aos 92 anos, Isac deixa um legado de trabalho, resistência e amizade, sendo uma figura emblemática para o povo Terena.

Pelas redes sociais, diversos moradores, amigos e conhecidos homenagearam a figura de Isac. Lideres locais declararam que o povo Terena está de luto.

Edvaldo Feliz, outro líder indígena Terena, prestou uma homenagem ao ex-cacique. "Grande líder. Os nossos mestres e doutores existentes em nossas comunidades devem render homenagem a esse líder que nos deixou. Um dos pilares de lutas na constituinte que hoje descansou. Obrigado, cacique Isac, descanse em paz. O seu legado está em nossas mãos", declarou.