Bebês costumam aparecer em fotos sorrindo, rosados, cheios de laços e badulaques em rosa ou azul. Longe desses clichês, o fotógrafo francês Christian Berthelot quis mostrar a realidade de um nascimento, nua e ensanguentada. Na série fotográfica intitulada “Cesar“, ele retrata bebês segundos após saírem das barrigas de suas mães – mais precisamente, de 3 a 18 segundos!
Nas fascinantes fotos, os bebês não demonstram fofura, mas o grito e o sangue de quem acaba de travar uma verdadeira batalha pela vida. “Quando eu vi [meu filho] pela primeira vez, ele estava ensanguentado e coberto com uma substância branca chamada vernix. Ele era um guerreiro que acabara de ganhar sua primeira batalha, como um anjo que sai da escuridão“, afirma o fotógrafo em seu site.
Todos os bebês fotografados nasceram de cesárea e, enquanto uns vieram ao mundo calados, outros não pouparam gestos e choro. Até agora, 40 partos já foram fotografados por Barthelot, cujo projeto está em exposição no festival Circulation(s), em Paris, até 8 de março de 2015. “Todas essas fotos são, para mim, a primeira representação de um novo ser humano“, finaliza o fotógrafo.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!