Entenda a importância de ter contas públicas no azul

Depois das reformas encaminhadas pelo governo e com o ajuste fiscal em curso, as contas públicas passaram a sinalizar uma melhora de desempenho.
As receitas voltaram a crescer e, em janeiro, ficaram maiores que as despesas. No primeiro mês do ano, foi possível economizar R$ 18,9 bilhões para pagar os juros da dívida pública.
Esse resultado favorável é importante porque mostra que o País está no caminho certo e que, se continuar a implementar as reformas que se fazem necessárias, voltará a crescer de maneira sustentável.
O resultado de janeiro não sugere que todas as questões estão resolvidas, mas mostra o caminho que o governo tem seguido. Quando se gasta menos do que se tem em caixa, há uma economia de recursos.
Essa sobra ou poupança é chamada de superávit primário, um dinheiro que é usado para pagar os juros da dívida pública.
Por que pagar os juros da dívida
Pagar os juros da dívida e reduzi-la é determinante para a queda dos juros e da inflação. Isso significa que se o governo é organizado, a vida do consumidor e dos empresários fica mais confortável.
Deixar as contas públicas no azul é condição necessária para atrair investimentos, fazer a economia crescer e gerar empregos.
Os esforços do governo têm sido para melhorar as contas públicas e a vida das famílias. Para isso, tem feito uma série de reformas, como a da Previdência. Com elas aprovadas, será possível manter os gastos controlados e o País nos trilhos.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!