
O mineiro Lucas Rangel tem 17 anos e um recorde só seu. Ele é o único brasileiro com mais de 1 milhão de seguidores no Vine.
Como se sabe, o Vine é um app criado pelo Twitter que permite que os usuários compartilhem vídeos de até 6 segundos. Rangel começou a usá-lo no fim de 2013. Hoje, ele reúne 1,1 milhão de seguidores no Vine, 920 mil no Instagram e quase 620 mil no Twitter.
"Situações do dia a dia são a minha inspiração", afirmou Rangel em entrevista a EXAME.com. "A mãe, a professora, a menina burra são personagens da vida da gente e esse é um segmento que dá certo, as pessoas se identificam", explicou ele, que usa o Vine para compartilhar vídeos de humor.
Segundo Rangel, os vídeos que eram só brincadeira no começo terminaram se tornando um trabalho. Graças ao Vine, ele firmou contratos de patrocínio com empresas como Bradesco, Coca-cola e McDonald's - entre outras.
Em troca de dinheiro, Rangel exibe produtos dessas marcas em seus vídeos.
Fenômeno
Criado há cerca de 2 anos, o Vine conta hoje com mais de 40 milhões de usuários e versões para Android e iOS.
O Twitter não divulga o números de adeptos do app no Brasil. Porém, perfis de usuários como Rangel, Victor Meyniel (mais de 800 mil seguidores) e Manuela Maçaira (quase 430 mil seguidores) registraram aumento no número de seguidores em 2014.
Segundo o Twitter, isso é um reflexo do crescimento da base de usuários do Vine no Brasil. Assim como Rangel, Meyniel e Manuela são adolescentes. Eles são os três usuários do serviço com mais seguidores no país.
"Esses caras não estão produzindo conteúdo universal. É de brasileiro para brasileiro, quase um mundo à parte e fora do radar de quem tem mais de 20 anos", afirmou Pedro Porto em entrevista a EXAME.com. Ele é diretor de estratégias de marca do Twitter no Brasil.
Segundo Porto, a maior parte dos usuários do Vine no país tem idade entre 16 e 25 anos. Entre eles, faz o sucesso o conteúdo relacionado a humor (com piadas sobre cotidiano e comportamento) e música (no caso, cantores e dançarinos que usam o app).
Personalidades
Nos Estados Unidos, celebridades como Robert De Niro já deram as caras em vídeos publicados por perfis populares do Vine.
É sempre bom lembrar que a presidente Dilma Rousseff tem um perfil no Vine. A conta existe desde janeiro de 2014 e tem cerca de 30 mil seguidores.
"O segredo do Vine é reunir vídeos curtos que viralizam", afirma Rangel. "Eu comecei não botando fé e me tornei celebridade", resume ele.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!