A cada ano que passa tem aumentado o número de diagnóstico de pessoas com cálculos renais, que são as famosas pedras nos rins. Com isso a preocupação das autoridades e profissionais da área da saúde também vem sendo maior, tendo em vista que os sintomas do problema estão entre os mais terríveis já observados – quem já sofreu sabe.sua dieta
Diante desse cenário, e conhecendo a importância do tema, decidimos, portanto, abordá-lo também por aqui, mas, dessa vez no sentido de alertar os leitores para a possibilidade de prevenção do problema através da adoção de hábitos mais saudáveis. A seguir você confere as dicas. Veja!
Evite os cálculos renais: veja hábitos saudáveis para se prevenir das pedras nos rins
Mantenha-se sempre hidratado
Quando ingerimos pouco líquido, são maiores as chances do cálcio e outros nutrientes ficarem acumulados nos rins, criando assim os cristais que mais tarde podem se transformar em cálculos renais.
Muita atenção aos dias quentes
O índice de cálculo renal aumenta cerca de 30% no verão. Isso ocorre porque em dias quentes o corpo transpira mais, e portanto, é importante abusar do consumo de líquidos para prevenir o problema. Além disso, roupas frescas ajudam evitar a transpiração excessiva.
Controle o açúcar
O açúcar faz com que o pH do sangue aumente e fique ácido e como o cálcio neutraliza a acidez presente no corpo, o organismo se vê forçado a retirar maiores quantidades desse mineral dos ossos para conseguir equilibrar o Ph do sangue. No fim das contas o problema é que com o excesso de cálcio nos rins, as chances de um cálculo renal se desenvolver nos órgãos aumentam.
Não abuse do sal
O sódio faz com que a concentração de cálcio, ácido úrico e fósforo aumente nos rins, e isso aumenta também os riscos de formações de pedras. O ideal é consumir até 6g por dia ou 1 colher de chá, evitando os enlatados e embutidos.
Cuidado com o consumo das proteínas
O consumo descontrolado de carne vermelha e outros produtos de origem animal pode fazer com que as taxas de ácido úrico aumentem, contribuindo para o surgimento das pedras nos rins. O ideal, segundo especialistas, é consumir cerca de um bife de carne vermelha por dia.
Cuidado com o tomate
O tomate possui oxalato, que é um dos componentes compositores das pedras nos rins. Apesar disso, a concentração da substância no legume propriamente dito não é tão grande a ponto de ter que cortá-lo da dieta. Em todo caso, porém, a redução de concentrados como catchup e molhos de tomate é totalmente recomendável.
Redução do álcool
O consumo exagerado de bebidas alcoólicas também pode levar à desidratação, aumentando ainda as taxas de ácido úrico no organismo, o que naturalmente tende a facilitar o surgimento das pedras nos rins.
Pratique atividades físicas
De acordo com especialistas, a prática de atividades físicas também ajuda diminuir os riscos de aparecimento das pedras nos rins.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!