As mulheres sempre cuidaram bem da saúde e principalmente buscaram com mais afinco uma alimentação adequada e saudável. Ultimamente, o homem está correndo atrás.
As mulheres sempre cuidaram bem da saúde e principalmente buscaram com mais afinco uma alimentação adequada e saudável. Ultimamente, o homem está correndo atrás.
O que eles precisam ficar atentos é que há uma diferença de necessidades nutricionais quando falamos de gênero. Não que isso se traduza em alimentos específicos, mas sim em quantidade.
"A quantidade de calorias, vitaminas, minerais e proteínas geralmente é maior para o homem", explica Fabiana Nalon, mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB).
"Naturalmente ele tem mais massa muscular, a taxa de metabolismo é maior, ou seja, de modo geral ele precisa se alimentar em maior quantidade e é preciso tomar cuidado porque as necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa dentro de uma mesma família."
Quando uma família resolve adotar uma alimentação mais adequada e saudável, geralmente a mulher toma a iniciativa.
E quando o marido resolve entrar na linha, precisa ficar alerta à quantidade, que poderá não ser a mesma para ele. "
Vemos muito isso em algumas famílias. A esposa procura um profissional de saúde e muda sua alimentação, alterando a qualidade dos alimentos consumidos e a quantidade das porções. Muitas vezes o marido resolve seguir a mesma ‘dieta’ e acaba consumindo menos do que deveria.
Sendo assim, o homem pode procurar um profissional de saúde para saber se a quantidade de alimentos ingeridos está adequada para ele."
Uma alimentação adequada e saudável é baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, como arroz, feijão, frutas, legumes e verduras.
Vale lembrar que há de se ter cuidado com o excesso de açúcar, sal e gordura, que a qualidade da alimentação é fundamental para a sua saúde, e que também deve-se evitar ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!