Facebook e Instagram sofrem "apagão" mundial

As redes sociais Facebook e Instagram sofreram uma interrupção de aproximadamente uma hora na madrugada desta terça-feira. A falha afetou milhões de usuários em todo o mundo. Segundo informações da agência CNN, um grupo de hackers chamado “Lizard Squad”, que já tinha atacado o site da companhia aérea Malaysia Airlines na última segunda-feira, assumiu a responsabilidade pela derrubada temporária das redes sociais através do Twitter.

De acordo com o site "Is it down right now", que verifica o tempo de resposta de sites, o Facebook deixou de responder por volta das 04h16 (no horário de Brasília) e voltou apenas às 5h10.

“Estamos cientes de que muitas pessoas estão atualmente tendo problemas para acessar o Facebook e Instagram. Estamos trabalhando para trazer as coisas de volta ao normal o mais rápido possível”, disse a porta-voz do Facebook Charlene Chian à CNN, pouco antes de o serviço ser normalizado.

Segundo informações do site The Next Web, um outro porta-voz do Facebook disse: "No início desta noite (horário dos EUA), muitas pessoas tiveram problemas para acessar o Facebook e o Instagram. Isso não foi resultado de ataque de terceiros, isso ocorreu depois que introduzimos uma mudança que afetou nossos sistemas de configuração. Nós fizemos rapidamente a correção do problema e ambos os serviços estão de volta a 100% para todos".

Para quem tentava acessar o Facebook durante o período em que o site ficou fora do ar, uma mensagem de erro dizendo “Desculpe, algo saiu errado” aparecia na tela. Para outros, a página sequer era carregada.

Sem Facebook e Instagram, internautas recorreram ao Twitter para reclamar do problema. Rapidamente a hashtag #facebookdown (“Facebook caído”) se espalhou no microblog.

Na manhã desta terça-feira, não foram registrados relatos de problemas no acesso às redes sociais.

Memes

A derrubada do Facebook e do Instagram também virou motivo de piada entre os internautas. No Twitter, usuários usaram memes para debochar da situação.