Fifa abre expedientes administrativos contra Blatter e Valcke
O ex-presidente da Fifa Joseph Blatter (dir) e o ex-secretário-geral da entidade Jérôme Valcke. / Foto: EFE/Ennio Leanza

A Comissão de Ética da Fifa anunciou nesta sexta-feira a abertura de expedientes administrativos contra o ex-presidente Joseph Blatter e o ex-secretário-geral Jérôme Valcke para investigar supostas irregularidades cometidas em salários e bonificações pagas a ambos.

A medida, a cargo do vice-presidente do órgão de instrução da Comissão de Ética, Djimbaraye Bourngar, também afeta Markus Kattner, ex-secretário-geral interino e ex-diretor de Finanças e Serviços Corporativos.

"O órgão se encarregará de investigar possíveis violações dos artigos 13 (Regras gerais de conduta), 15 (Lealdade), 19 (Conflito de interesses) e 20 (Aceitação e oferecimento de obséquios e outros benefícios) do Código Ético da Fifa, no contexto dos salários e bonificações pagas aos Senhores Blatter, Valcke e Kattner, assim como de outras disposições contidas nos contratos destas pessoas", diz um comunicado da Fifa.

Além disso, o texto afirma que será investigada "a possível violação do artigo 16 (Confidencialidade) do Código Ético por parte do Senhor Kattner".

"Em virtude do estipulado pelo Código Ético da Fifa, o órgão de instrução examinará do mesmo modo todos os casos abordados. Por motivos de privacidade e presunção de inocência até que se demonstre a culpabilidade, o órgão de instrução não publicará por enquanto os pormenores do caso", acrescenta.